fbpx

Como Fazer Minha Importadora ser mais Competitiva?

Conheça as vantagens oferecidas pela Sistemática de Alagoas e entenda quais os ganhos e diferenciais que o benefício oferece para a sua empresa, através da possibilidade de redução de custos, propiciando ter preços competitivos.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Sumário

[Publicidade]

Ser dono de empresa pode ser desafiador, atuar no comércio exterior então parece exigir habilidades de super herói, mais que simples habilidades, para liderar uma empresa é preciso ser criativo, buscar inovações, pensar constantemente fora da caixa e estar sempre batalhando, vivenciando uma narrativa de superação próximo a roteiro de filme. 

A atividade empreendedora tem crescido nos últimos anos, no entanto, ocorre também que muitas empresas não conseguem ter uma boa duração. Isso mostra como a atividade comercial é árdua. 

O empreendedor precisa lidar com muitas dificuldades que ocorrem ao mesmo tempo, o que demanda bastante a capacidade do empreendedor de lidar com situações adversas.

Desse modo, vemos que ser empreendedor não é uma tarefa para todos, nem tão pouco um caminho fácil. Esse cenário é ainda mais cheio de obstáculos quando se trata de ser empreendedor no comércio exterior com operações de importação. A burocracia e a carga tributária não são convidativas.

Os desafios suportados pelo empreendedor podem ser bastante pesados, principalmente com a dinâmica do mercado internacional e suas variáveis como inflação, alta do dólar, disponibilidade de contêineres, preço do frete, entre outras.

Além disso, faz-se preciso que o empreendedor fique atento aos outros custos que aparecem na operação e podem dificultar que a empresa atinja o lucro. Sabendo disso, deve considerar todos esses custos e definir metas que proporcionem bons resultados para o seu negócio.

Com isso, estar preparado para enfrentar situações mais difíceis, que oneram ainda mais os custos da importação é de suma importância, por isso, ao fazer uso de um benefício fiscal, você pode se proteger de tais problemas. Ao reduzir seus custos totais, esse benefício refletirá em toda a cadeia logística e consequentemente os preços finais serão muito mais atrativos.

Dessa forma, é vital para a existência da sua empresa importadora que ela detenha um diferencial competitivo frente aos concorrentes. É exatamente essa oportunidade que queremos demonstrar nesse artigo, apresentando a Sistemática de Importação por Alagoas.

Portanto, para ter competitividade e sustentabilidade é preciso possuir algum tipo de diferencial financeiro. Por isso, entenderemos a partir deste artigo o que é a Sistemática, como você pode aderir e quais os resultados para a sua empresa. Entenda mais.

No entanto, consideramos ser essencial entender os elementos da empresa, a iniciar pelo papel do gestor, como líder e sua incansável luta por melhores soluções para os mais variados problemas que se apresentam. 

Quais os principais elementos da empresa? 

Liderança

Até então falamos sobre as diversas dificuldades que o empreendedor encontra na caminhada e destacando que pode ser ainda maior quando se trata do comércio exterior. Nesse caso, ter uma boa liderança na empresa será crucial para lidar com as dificuldades e atingir o sucesso.

Essa atividade comercial é extremamente benéfica para o estado também, uma vez que, favorece o crescimento econômico e pode melhorar as condições de vida da população, além de ser um fator que auxilia na geração de novos empregos.

O líder empreendedor é aquele que aproveita as oportunidades, assim, tem visão para criar algo novo e transformá-lo em um sucesso pessoal e profissional, tendo maiores responsabilidades e lidando com todos os riscos da atividade.

A liderança busca inspirar pessoas, melhorar a gestão do negócio, sendo o líder aquele que enxerga oportunidades no mercado, tem iniciativa, consegue prever e assumir riscos, sempre buscando o melhor para a sua empresa e funcionários.

Sendo assim, a função do líder é essencial para garantir os resultados da empresa e para enfrentar as constantes transformações de um mercado dinâmico e globalizado.

Certamente a zona de conforto não é um lugar conhecido pelos empreendedores, os quais lidam diariamente com riscos e imprevisões. Um grande líder deve estar consciente dos resultados que precisa alcançar e de quais atitudes deve ter para isso.

Com efeito, o sucesso da empresa começa por uma boa liderança, por isso é tão importante traçar e estabelecer uma cultura de metas, seguir planejamento e conhecer os pontos essenciais da empresa.

Equipe

A equipe de funcionários constitui também uma peça fundamental para a empresa, tendo a contribuição de profissionais competentes, comprometidos e capazes de auxiliar a empresa a alcançar todas as metas esperadas.

Nesse caso será importante o papel realizado pela liderança, que fará toda a diferença no direcionamento dos colaboradores para esse objetivo. Além de toda a capacidade profissional, é interessante que o trabalho da equipe seja organizado.

Outro ponto importante quando se trata de equipe é a relação entre eles, desse modo, uma equipe comprometida deve buscar também a diminuição e a melhor gestão de conflitos interpessoais.

Isso é possível através de uma comunicação limpa e transparente, que zele pelo bem-estar no ambiente de trabalho. Sabendo que a falta de comunicação eficiente prejudica os objetivos da empresa, provocando muitos ruídos internos e atritos entre os colaboradores, deve-se evitá-la.

Assim, você conseguirá manter um ambiente de trabalho agradável e contar com uma equipe engajada, que entende a cultura de metas e busca trazer resultados para a empresa.

Mercadorias: A necessidade de buscar diferenciais competitivos 

A aquisição de mercadorias é fundamental para manter a empresa funcionando. Através da importação, é possível conseguir mercadorias que surpreendam e sejam bastante atrativas aos consumidores e além de tudo gastar menos com a operação de importação, do que adquirir a mercadoria no mercado nacional.

Muito embora seja mais vantajoso, o cenário do comércio exterior pode ser turbulento, devido a isso, a compra de mercadoria para a empresa exige uma maior atenção.

Assim, nessa compra são diversos os fatores que influenciam nos preços, inclusive variantes internacionais, como o preço de moeda estrangeira, cenário econômico externo e até mesmo a relações políticas entre os países.

Além do mais, para ter sucesso na compra, faz-se preciso escolher bem os parceiros comerciais, desde aquele que irá fornecer a mercadoria até o que será responsável pela entrega no destino final, envolvendo diversos profissionais nesse processo, não correndo risco para o fornecimento da mercadoria.

Outro ponto de atenção é referente aos custos relativos à importação, podendo ser citados o custo em si da mercadoria, seu transporte, armazenamento e toda a questão logística até que esse produto chegue ao destino final. 

Além disso, os principais custos que impactam na importação são realmente os impostos e as taxas, que acabam sendo uma dos pontos mais custosos da importação. 

Os principais impostos que incidem na importação são o Imposto de Importação (II); Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); Contribuições de PIS/COFINS; Imposto sobre à Circulação de Mercadorias e Serviços  (ICMS).

No caso do ICMS ele possui uma espécie que é de fundamental importância para a arrecadação dos Estados e do Distrito Federal que incide sobre a circulação de mercadorias. 

Na importação esse tributo estadual tem como fato gerador da tributação a entrada da mercadoria no território nacional. Saiba mais sobre o ICMS Importação em: ICMS Importação: Saiba como Funciona a Tributação nas Operações (xpoents.com.br).

Nos custos são incluídas também as taxas para realizar a operação, como a exemplo da Taxa da Marinha Mercante e a Taxa de Utilização de Siscomex.

Portanto, sabendo que todos esses custos tornam a operação mais cara, entendemos que para ter competitividade e sustentabilidade é preciso possuir algum tipo de diferencial, principalmente, financeiro. 

Desse modo, para que o importador não seja sufocado com essa alta carga tributária e as outras despesas que decorrem da importação é indispensável reduzir os custos  nas operações. 

Com a redução dos custos totais da operação e do preço de compra do produto, é possível aumentar o poder de compra da sua empresa (estoque), bem como o menor gasto com a importação pode proporcionar lucratividade e a competitividade da sua empresa. 

Adotando uma estratégia eficiente de redução de custos haverá um ganho para o seu negócio e também para os clientes que poderão comprar um produto de melhor qualidade com um preço mais viável.

É nesse momento que possuir um meio legal e seguro de reduzir custos tributários é vital para a existência e o sucesso do negócio, melhorando os resultados, sendo este o outro elemento que vamos entender no próximo tópico.

Resultados

Mais que somente buscar resultados à empresa através das vendas, toda empresa exerce também um papel social, garantindo empregos e ajudando a movimentar a economia do país, gerando riquezas.

Sendo inegável as contribuições sociais, o empreendedor procura conciliar isso com a vontade de expandir o seu negócio. Esse crescimento muito é possível devido aos resultados, que geram mais recursos, podendo o empreendedor investir no seu negócio.

Ter prestígio, destaque e ser lembrado por todos os consumidores é uma realização para toda empresa, sendo por isso essencial a busca por resultados cada vez melhores.

Para alcançar esse cenário, as empresas buscam atender demandas de clientes, oferecer produtos diferenciados e serviços que agregam valor. No caso em que a empresa opta pela importação, ela já possui um diferencial nos produtos, mas essa situação pode ainda ser melhorada.

Isso porque melhores resultados podem ser conquistados com o desenvolvimento e a execução de uma estratégia voltada a conseguir resultados. Uma forma de impulsionar os resultados é através da visualização de um desenho operacional e de um planejamento. 

Nós da XPOENTS somos especialistas nesse assunto, analisando os cálculos da sua empresa, as necessidades e metas estratégicas da empresa poderemos então planejar os melhores desenhos operacionais para maximizar os resultados. 

Iremos te mostrar a seguir como tornar sua empresa mais competitiva, melhorando os lucros da sua empresa. Isso e outras vantagens de um benefício fiscal, que irá reduzir em até 20% os custos totais da operação, serão faladas ainda durante o texto. Para saber mais, continue a leitura.

Sistemática de Alagoas: Fique por dentro da Redução de Custos

Para você, empreendedor, que já atua no comércio exterior e busca por mais vantagens ou se você pensa em iniciar as operações, esta é a oportunidade que você estava esperando! Importar é muito mais proveitoso quando está aliado a um regime especial de tributação, como a Sistemática de Importação por Alagoas.

Nesse sentido, neste momento, mostraremos a Sistemática Alagoana que torna possível a redução dos custos tributários, sendo esta a porta do seu sucesso nos negócios. 

Com a Sistemática de Alagoas e as vantagens que o estado oferece, você certamente obterá lucros que nunca imaginou ser possível, além de garantir segurança jurídica em todo o seu processo de adesão, tendo todo o amparo necessário para a sua operação ocorrer de forma correta.

Esse regime fiscal pode ser a melhor opção para sua empresa importadora, justo porque é uma maneira de conseguir gastar menos através de um regime sem muitas burocracias e ainda estará agindo conforme as regras de direito.

E como funciona a Sistemática de Alagoas? O fundamento de funcionamento parte de uma previsão criada pela Constituição Federal e apoiada pelo Código Tributário Nacional em seu art. 170, que consiste numa modalidade de extinção do crédito tributário: a compensação. 

O art. 170 do Código Tributário afirma que o crédito tributário poderá ser extinto com a compensação com débitos judiciais líquidos e certos, vencidos ou vincendos, da Fazenda Pública. 

A Sistemática está em conformidade com a Constituição Federal e o CTN, e no âmbito estadual, Alagoas sancionou a Lei Estadual nº 6.410/2003 que é regulamentada pelo Decreto 1.738/2003.

Os referidos atos normativos tornam possível a possibilidade da pessoa física ou jurídica que deseja realizar importação, fazer um contrato privado com o servidor público, credor do Estado, sendo possível que através da cessão de crédito a importadora possa assumir a posição de credor do Estado.

A sistemática alagoana permite pagar o ICMS devido na importação com esses créditos judiciais resultantes da cessão de crédito, de modo que o imposto ICMS poderá ser pago integralmente com créditos judiciais, desde que sejam respeitadas as imposições da norma.

E o que isso significa e como pode ser vantajoso para a sua empresa?

De forma simples, é o seguinte: no caso de Alagoas, o estado possui dívidas com os servidores, enquanto não há o efetivo pagamento, estes servidores possuem um crédito com o estado no valor correspondente à dívida. 

Nesse caso, para utilizar a sistemática o que acontece de fato é a compra por parte da empresa do crédito que o servidor tem direito a receber. Você deve então estar se perguntando: mas qual o proveito que a minha empresa pode ter com isso?

A vantagem para quem deseja importar por Alagoas é que essa compra será feita com deságio, significando um verdadeiro desconto: você adquirirá o crédito e pagará bem menos por ele. 

Em um exemplo simples: podemos pensar que o Estado deve R$ 400,00 para o servidor, mas não tem condições de pagar. Para poder receber o pagamento ainda em vida, o servidor faz um negócio com a importadora que tem interesse no crédito. 

Continuando, essa empresa oferece R$ 200,00 e o servidor aceita. Sendo assim, a importadora terá pago R$ 200,00 e recebeu R$ 400,00 de crédito. Desse modo, a partir da cessão de crédito, a empresa deverá receber esse valor do estado.

Por outro lado, deve-se considerar que, ao importar por Alagoas, a empresa deverá ao estado o valor equivalente aos tributos da operação. Assim, se a operação custou para empresa R$ 400,00 e o estado deve a empresa o mesmo valor decorrente da compra de crédito, haverá a compensação de dívidas.

Dessa forma, considerando o saldo final da empresa, vemos: a empresa assume a dívida do estado e realiza a compra de R$ 400,00 em créditos, mas que por causa da negociação com o servidor ela somente pagou R$ 200,00. Em razão disso, o estado agora deve os mesmos R$ 400,00 a empresa.

Ao realizar a importação, a empresa deve ao estado R$ 400,00, mas não necessitará retirar esse dinheiro do caixa da empresa, uma vez que já possui um crédito com o Estado de mesmo valor, compensando a dívida.

Logo, a empresa somente utilizou R$ 200,00 para a compra de crédito de valor equivalente a R$400,00, mas teve uma dívida de R$ 400,00 compensada. Sendo o saldo final igual a (+) R$ 200,00.

Devido a isso, em Alagoas, a redução pode ser de até 90% dos custos com ICMS, o que representa mais de 20% dos custos nas operações de importação. Isso faz com que o produto possa chegar ao importador com um preço muito baixo quando comparado ao valor de mercado.

A mercadoria física não precisa transitar pelo Estado, para ser autorizada a quitação com créditos judiciais ou precatórios, o desembaraço pode ocorrer em qualquer porto do país, não necessitando que a mercadoria entre no território de Alagoas de forma física. 

Além disso, com a sistemática de Alagoas, o imposto não precisa ser pago no momento da entrada da mercadoria no estoque da empresa no desembaraço aduaneiro. 

Uma das principais vantagens da Sistemática Alagoana é que o ICMS que deveria ser pago na nota de entrada é diferido, isso é, ele não será pago na entrada da mercadoria, sendo recolhido em momento posterior, na saída.

Adotar a sistemática é um procedimento administrativo, seguro e ágil, que possibilita a quitação do ICMS de forma imediata e integral. 

Dessa forma, a sistemática pode ser muito boa para o seu negócio, mas para conseguir aproveitar todas as vantagens, é importante estar acompanhado de um especialista em consultoria para adequar todo o seu negócio ao benefício, excluindo as chances de ser autuado pelo Fisco ou enfrentar dificuldades no procedimento.

Como a sistemática de Alagoas pode auxiliar sua empresa?

Nós da XPOENTS sempre falamos sobre a redução de custos e se alguma vez você já se perguntou como essa redução pode acontecer, através de cálculos como a adoção do Benefício Fiscal de Alagoas pode beneficiar a sua empresa.

Sendo assim, neste momento, mostraremos de forma clara como sua empresa poderá conseguir destaque no mercado nacional, superando todos os obstáculos da importação, conseguindo de forma segura reduzir custos e alcançar o sucesso do seu negócio.

Para demonstrar os resultados proporcionados pela utilização da Sistemática Alagoana com a intermediação da XPOENTS auxiliando a diminuir os custos da sua empresa, iremos utilizar cenários comerciais para facilitar a visualização dos resultados.

O objetivo disso é que você importador possa compreender como a XPOENTS pode auxiliar a diminuir os custos da sua empresa em relação a aquisição de mercadorias, reduzindo o custo com fretes e impostos, apresentaremos alguns cenários comerciais.

Nesse sentido, utilizaremos o seguinte exemplo inicial (Cenário A), você empreendedor comercializa o Produto X, importando sem a intermediação da XPOENTS. Normalmente para adquirir no mercado nacional, esse produto custaria R$ 650,00. Já na importação, o valor de cada unidade do produto X custa R$ 523, 38. 

Para não destoar do mercado e correr risco de não vender, sabendo que o seu produto tem uma maior qualidade, você empreendedor mantém o preço de venda igual ao dos concorrentes, equivalente a R$ 781,16.

A quantidade a ser adquirida do produto X será de 64.000 unidades. Assim, o custo total para a compra totaliza R$ 33.496.053,22, esse valor já considerando custos logísticos e tributários.  

Com a venda de todas as unidades, o importador terá o faturamento igual a  R$ 49.994.109,28. E o lucro então, que o importador calculou foi de 30%, sendo assim:

Lucro = 30% x Faturamento

Lucro = 0,3 x R$ 49.994.109,28 = R$ 14.998.232,78.

A partir desse momento então passaremos para outras situações na qual a sua empresa passa a ter a XPOENTS, uma empresa especializada que estará ao seu lado nas operações proporcionando segurança e economia. Demonstraremos com isso como a XPOENTS poderá melhorar os resultados de venda da sua empresa.

Saiba como Aumentar em aproximadamente 90% seus lucros, reduzindo os custos de aquisição de seus produtos

Neste momento, você importador conheceu a XPOENTS, informou a situação da sua empresa, as necessidades e metas estratégicas. Nossa empresa conhecendo o cenário,  buscando alcançar os resultados planejamos quatro possíveis desenhos operacionais para a sua empresa.

O primeiro deles quando a sua empresa passa a contar com uma ajuda especializada e adota a Sistemática de Alagoas. A partir de então, com a nossa empresa auxiliando, haverá a redução de preço na aquisição de mercadoria, sem diminuir o lucro do seu negócio. Vejamos.

Se antes no cenário A, sem forma alguma de diminuir os custos da operação, o valor totalizava R$ 33.496.053,22, deste valor mais de um terço somente corresponde ao pagamento com tributos.

Com a XPOENTS oferecendo todo o apoio necessário e utilizando toda experiência na redução tributária, esse cenário é modificado. Dessa forma, adotando a sistemática de Alagoas nessa mesma operação de importação, a carga tributária será menor, o que proporcionará a redução em aproximadamente 20% dos custos referente aos preços de compra do Produto X (Cenário B).

Dessa forma, o preço que antes era R$ 523,38, com a XPOENTS proporcionando a redução, o novo preço de aquisição com uma redução de aproximadamente 20% passa a ser  R$ 433,45. Mantendo-se o mesmo preço de venda equivalente a  R$ 781,16. 

Comprando a mesma quantidade do cenário anterior, 64.000, o faturamento total continua com o mesmo resultado e o novo custo será de  R$ 27.740.507,13. 

Assim, podemos entender que quando a sua empresa passa a contar com uma parceria especializada que estará ao seu lado nas operações, a redução com a aquisição de mercadorias é de aproximadamente, R$ 5.755.546,09,  isto quer dizer que contando com uma empresa especializada será possível economizar mais de cinco milhões somente em tributos.

Estabelecendo o mesmo preço de venda dos concorrentes, o faturamento será de R$ 49.994.109,28, como no exemplo anterior. Devido a diminuição do valor de aquisição, calculamos um novo lucro:

Lucro = Faturamento de Vendas – Custos das mercadorias

Lucro = R$ 49.994.109,28 – R$ 27.740.507,13 = R$ 22.253.602,15, sendo este o valor bruto.

Somando com o valor que deixou de ser gasto, a partir da redução de custos,  R$ 5.755.546,09, o lucro bruto da operação será R$ 28.496.642,28 e retirando a porcentagem de comissão, encontramos o novo lucro igual a R$ 26.509.324,96. 

Comparando com o resultado anterior de R$ 14.998.232,78, o novo lucro bruto será aproximadamente 90% maior do que o anterior, ficando notório assim o quanto é vantajoso utilizar a sistemática alagoana.

Dessa forma, conseguindo para a sua empresa o aumento nos lucros, redução de custos com as mercadorias, atingindo todos os objetivos da empresa e podendo utilizar esses recursos disponíveis para a abertura de mais frentes de negócio.

Isso só traz vantagens para a sua empresa, uma vez que estará gastando menos para adquirir mais produtos, mantendo a lucratividade e a qualidade dos produtos.

Tenha preços mais competitivos reduzindo em aproximadamente 20% seu preço de venda, sem perder a lucratividade 

Imaginemos outro cenário neste exemplo, você empreendedor busca consolidar sua marca no mercado, por isso, com as condições oferecidas com a parceria da XPOENTS, busca conquistar mais clientes e a estratégia a ser utilizada será reduzir o preço de venda.

Nesse momento então, nós iremos auxiliar a sua empresa a aumentar a competitividade e ter destaque no mercado, mas sem afetar o lucro e sem perder a lucratividade, por isso, mantém a mesma margem de lucro do Cenário A. 

Em razão disso, recomendamos que a redução no preço de venda seja aproximadamente 20% menor que o preço de mercado (Cenário C). Vejamos.

O Produto X com o preço reduzido é adquirido por R$ 433,45, sendo ainda o custo total de aquisição igual a R$ 27.740.507,13.

Para atrair clientes, diminui-se 20% o preço de venda, este passa a ser R$ 646,93. O faturamento total agora é igual a R$ 41.403.741,99. Considerando que mantivemos a mesma margem de lucro do cenário inicial de 30%, o resultado do lucro encontrado neste exemplo equivale a R$ 18.176.668,68.

Desse modo, conseguimos perceber que será possível atrair clientes com a redução do preço de venda, tornando o produto ainda mais competitivo, reduzindo custos e ainda mantendo um lucro maior do que se fosse realizar toda a operação sem contar com uma parceria como a nossa na operação de importação.

Aumente seu faturamento em aproximadamente 10%, baixando os preços e tendo a possibilidade de aumentar seu estoque

Outro cenário possível para a empresa é conseguir o aumento dos lucros com a redução dos preços de vendas e utilizar esses recursos para adquirir mais mercadorias. Nessa situação, o importador poderá aumentar o faturamento em 10% (Cenário D).

Com o total de mais de R$ 5.000.000 que o importador economiza com a redução de 20% do preço de compra do Produto X, ele poderá destinar uma parte para comprar mais mercadorias em uma mesma operação de importação. Assim, ele volta a utilizar o mesmo valor do cenário A para comprar mercadorias.

Assim, a empresa importadora conseguirá comprar 77.279 unidades, ou seja, o empreendedor terá no seu estoque 13.279 unidades de mercadoria a mais somente utilizando o valor proporcionado pela redução dos custos.

Neste novo cenário, ainda busca-se conquistar mercado, por isso, recomendamos a diminuição do preço de venda em 10%, sendo o novo valor R$ 703,04, que se mantém ainda mais baixo que o valor dos concorrentes.

Essa diminuição de preço tornará o produto e o próprio preço mais competitivos ao mercado, que tendem a ser bastante atrativos aos consumidores.

Desse modo, pensa-se da seguinte maneira: um produto de boa qualidade e com um preço menor do que os encontrados em outras empresas será mais atrativo para os clientes, o que consequentemente deve gerar um número maior de vendas. E, o maior volume de vendas, consequentemente levará ao aumento do faturamento da empresa. Vamos entender:

Novo custo total: R$ 33.496.053,22;

Quantidade de mercadorias adquiridas: 77.279 unidades do Produto X;

Novo preço de venda: R$ 703,04;

Faturamento total: R$ 703,04 x 77.279 =  R$ 54.330.110,24;

Lucro total:  R$ 19.204.153,71.

Nessa nova hipótese, o faturamento de R$ 54.330.110 é aproximadamente 10% maior em comparação com o valor encontrado no Cenário A.

Percebemos então que contar com a nossa empresa na operação de importação sua empresa passará a ter mais produtos no estoque, que serão vendidos no mercado com preços mais competitivos e além de tudo isso, esse cenário pode trazer um maior lucro para o caixa da empresa. 

Dessa forma, contando com uma parceria especializada no comércio exterior sua empresa passará a ter mais produtos no estoque, que serão vendidos no mercado com preços mais competitivos e além de tudo isso, esse cenário pode trazer um maior lucro para o caixa da empresa. 

Com a maior quantidade de produtos e o maior lucro, a empresa poderá utilizar esse capital para expandir com a abertura de mais frentes de negócio. 

À vista disso, pode-se perceber quanta diferença faz um auxílio no processo de importação, acompanhando todo o processo e aconselhando a adotar o benefício fiscal certo para a sua empresa.

Saiba como aumentar em aproximadamente em 20% as vendas de importados

Um outro desenho operacional para as empresas é aquele que o importador poderá escolher por manter o preço igual aos encontrados no mercado e ao mesmo tempo aumentar o estoque da empresa e conseguir uma boa margem de lucro (Cenário E).

Nesse cenário, o empreendedor manterá o preço do concorrente, a nível de  mercado e comprará mais itens com o economizado proporcionado pela redução de custos. Como vimos na situação anterior, utilizando o montante economizado a nova quantia adquirida de unidades do Produto X passa a ser 77. 279.

A venda de todas as unidades, ao preço de R$ 781,16 resultará em uma receita de vendas igual a R$ 60.366.789,15. Comparando ao faturamento inicial de 49.994.109, 28, esse novo faturamento de vendas é 20% maior.

Isto quer dizer que, mesmo mantendo um preço padrão, a sua empresa importadora terá bastante vantagem frente a do seu concorrente. Esse bom resultado trará para a empresa o aumento do fluxo de caixa e maior flexibilidade para atender clientes no Brasil inteiro.

A partir da utilização correta, seguindo orientações precisas da XPOENTS, a empresa conseguirá reduzir os custos na compra da mercadoria, além disso, o menor preço de venda tornará o produto mais competitivo, ultrapassando os seus concorrentes.

Vemos que é fácil e simples ter todas essa vantagens, é bom sempre lembrar que além dessas vantagens a empresa também estará em regularidade com os órgãos fiscais.

Sendo assim, conforme demonstramos nos cenários anteriores, adotar o Benefício Fiscal de Alagoas pode ser imensamente vantajoso para as empresas, proporcionando uma maior economia na compra de mercadorias, o que consequentemente poderá ser utilizado para aumentar estoque, lucro ou faturamento.

Dessa maneira, não há dúvidas que para o bom desenvolvimento de sua empresa, de modo competitivo, é essencial ter um bom recurso que possibilita uma grande redução dos custos das operações e sua empresa passará a apresentar melhores resultados nas vendas.

Na tabela a seguir, fazemos uma síntese do quais os benefícios que o importador poderá desfrutar, de acordo com o que ele planeja para o negócio:

CENÁRIO ACENÁRIO BCENÁRIO CCENÁRIO DCENÁRIO E
AUMENTO DE FATURAMENTONÃONÃONÃOSIMSIM
COMPETIVIDADE (PREÇO DE VENDA)NÃONÃOSIMSIMNÃO
ECONOMIA NA AQUISIÇÃO DA UNIDADENÃOSIMSIMSIMSIM
AUMENTO NO LUCRONÃOSIMSIMSIMSIM
AUMENTO DAS VENDASNÃONÃONÃOSIMSIM

As vantagens proporcionadas pelo benefício fiscal são diversas para a sua empresa, podemos citar, dentre elas a segurança na importação, mais possibilidades de desenhos operacionais, o aumento do lucro e a melhor execução das estratégias e metas da empresa.

Para fazer a utilização do benefício, é essencial adotar um planejamento tributário e logístico que se adeque à realidade da sua empresa e limitações. Esse planejamento irá auxiliar na operação, conhecer a empresa e apontar o melhor caminho a ser percorrido, de modo a obter o máximo de redução de custos e de tempo.

Posto todos os ganhos de utilizar o Benefício Fiscal de Alagoas à importação, deve-se observar os procedimentos técnicos necessários através de uma empresa especialista em Benefício Fiscal para garantir o sucesso e conquistar a liderança do mercado.

O Benefício Fiscal de Alagoas é seguro e pode ser facilmente aplicável à sua operação, devendo ser bem planejada e executada, além disso, atua dentro das balizas jurídicas, reduzindo os riscos com à importação.

Nós da XPOENTS sabemos bem as dificuldades que todo importador enfrenta diariamente para manter preços competitivos no mercado. Trabalhamos há mais de 18 anos com o Benefício Fiscal de Alagoas e contamos com parceiros no Comércio Exterior que podem facilitar sua importação com segurança jurídica e redução de custos efetiva. Devemos então planejar bem os custos logísticos, operacionais e cambiais, buscando obter o melhor desenho de operação para você.

Nossa empresa estará sempre ao seu lado, para garantir o sucesso da operação realizaremos um passo a passo de implantação e forneceremos todo o apoio necessário, além de oferecer um treinamento fiscal, aduaneiro e financeiro aos colaboradores envolvidos na operação e o treinamento dos detalhes administrativos da operação. Não perca mais tempo, adote a Sistemática de Alagoas à Importação!

Restaram dúvidas? Ficou interessado(a) em saber mais sobre o Benefício Fiscal de Alagoas para Redução de Custos nas Importações? Nós estamos aguardando seu contato para responder a todas as suas perguntas. Envie-nos um e-mail para contato@xpoents.com.br ou entre em contato através de nosso número: +55 82 3025.2408. E pelo WhatsApp: https://bit.ly/xpoents

ICMS Alagoas
[Publicidade]
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Entre em contato conosco

Descubra como possuimos uma solução completa para a Gestão Tributária da sua empresa!

Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.