Insights

Pesquisar
Close this search box.

Black Friday: Descubra o Impacto nas Importações

Você sabe como a Black Friday implica nas atividades de importação? Descubra de que forma ela repercute dentro do comércio exterior.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Sumário

Assim como a protagonista do filme “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”, toda a sociedade possui seus delírios de consumo, todavia a semelhança se estende mais um pouco. Também da mesma forma que a personagem, a população mundial tem um enorme apreço pelas promoções e descontos de produtos e por isso a Black Friday é tão esperada e valorizada dentro do território nacional e no resto do mundo. 

Tendo em vista a enorme comoção dos brasileiros em cima dessa data e toda a repercussão e movimentação econômica que ela acomoda torna-se indispensável entender melhor sobre o tema e perceber as estratégias para beneficiar o seu negócio nesse período tão aguardado. Nessa perspectiva, no texto de hoje vamos entender o que é a Black Friday, sua origem, como ela impacta na economia interna e externa de um país, quais as oportunidades e os melhores jeitos de se beneficiar desse momento. Vamos lá?

O que é a chamada Black Friday?

A Black Friday se trata de um dia, seguinte ao Dia de Ação de Graças, tradição nos Estados Unidos e Canadá (Em datas diferentes), no qual lojas físicas e virtuais concedem descontos no preço das mercadorias com o objetivo de estimular a sociedade a realizar essas compras, afinal quem não ama uma promoção? 

A Black Friday, na verdade, trata-se de uma estratégia que busca impulsionar as vendas do estabelecimento e esvaziar seus estoques, permitindo assim uma renovação dos mesmos, antes de algumas das principais datas comemorativas do ano: natal e ano novo.

Mas você sabe onde e como se deu origem a Black Friday?

Qual é a origem da Black Friday?

A expressão surgiu nos Estados Unidos e era utilizada para aludir ao tumulto pós-feriado – de forma pejorativa pelos agentes de segurança americanos e por isso significa “sexta-feira negra”, por conseguinte a enorme quantidade de indivíduos na rua devido a data comemorativa que oportuniza boas chances para o comércio e a partir desse momento os comerciantes tiveram a iniciativa de associar o termo supracitado aos descontos oferecidos.

Como ela chegou ao Brasil?

Apesar de a sua origem ter se dado fora do nosso território, a Black Friday é uma data bem marcante para o comércio brasileiro e na modalidade virtual perde apenas para o Natal, no qual o próprio feriado traz o incentivo da compra de presentes, todavia possui ainda um acréscimo: concilia com o recebimento do décimo terceiro! Ou seja, mais dinheiro em circulação.

Com o crescimento da importância e repercussão dessa data, também aumentaram os truques utilizados para aumentar a vantagem econômica obtida nesse período e por conseguinte, o governo tem amplificado também as medidas de regulamentação e fiscalização para conter esses golpes.

Você sabe que golpes são esses? O truque mais utilizado pelos comerciantes nesse período consiste no aumento do preço próprio da mercadoria antes dessa data para que posteriormente, na Black Friday, com os descontos ela fique próxima do valor original do item, essa artimanha é conhecida popularmente como maquiagem de preço.

Existe proteção em relação aos consumidores expostos a esse golpe?

Sim! Em Goiás, por exemplo, a Lei Estadual nº 19.607 traz a seguinte previsão:

Art. 1º Todo fornecedor, no Estado de Goiás, fica obrigado a informar ao consumidor o histórico de preços de produto ou serviço a respeito do qual exista publicidade ou qualquer tipo de anúncio veiculando promoção ou liquidação.

§ 1º VETADO.

§ 2º O histórico de preços consistirá em relação do menor preço do produto ou serviço constante em nota fiscal emitida pelo

fornecedor em cada um dos 12 (doze) meses anteriores ao da promoção ou liquidação.

Art. 2º O não cumprimento do disposto nesta Lei sujeita o infrator às sanções previstas no art. 56 da Lei federal nº 8.078, de 11 de

setembro de 1990 – Código de Defesa do Consumidor.

Ou seja, desde que exista divulgação de promoção e liquidação, o provedor é compelido pela lei a fornecer esse histórico de preços do respectivo produto sob a pena de sofrer sanções administrativas previstas no artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor, como:

  • apreensão do produto;
  • multa;
  • intervenção administrativa;
  • imposição de contrapropaganda, entre outras. 

Estratégias para impulsionar suas vendas durante a Black Friday

Não é porque o próprio momento incentiva as vendas que você não deve se preparar para esse momento. Por conseguinte, a essa necessidade, vamos conhecer as melhores estratégias para disparar as suas vendas durante a Black Friday.

  1. O primeiro passo é observar quais produtos estão sendo mais desejados e procurados pelo público consumidor e optar por investir neles.
  2. Em segundo lugar, você deve aprontar sua operação para uma maior demanda, tendo em vista a alta procura nesta data.
  3. Arquitete com atenção toda a sua campanha de vendas e destine um empenho ainda maior na divulgação, seja ela online ou física.
  4. Por fim, sabe o método de “maquiar” os preços dos seus produtos anteriormente mencionado? Não utilize! Lembre-se que existe previsão legal para as penalidades geradas a partir dessa ação e essas podem causar gastos ou atrasos para o seu negócio.

Como já mostrado anteriormente, essa data é de extrema importância para o comércio nacional, mas você sabe como ela pode beneficiar as suas atividades de importação? Vem descobrir!

Importações e Black Friday: Como eu devo organizar as minhas atividades?

Para quem deseja realizar importações para essa data, recomenda-se um planejamento bem antecipado, afinal toda e qualquer atividade de importação demanda tempo, dinheiro e diversas fases dentro do processo, além da difícil logística que pode tornar mais complexos esses procedimentos.

Outrossim, trata-se de um momento muito esperado e visado por todo o comércio, ou seja, maior concorrência para obter, trazer e vender os produtos, com o adendo de possíveis imprevistos alheios a sua atividade que vão impactar nela diretamente, como: a falta de containers disponíveis e retardos na entrega das mercadorias.

Por isso, a organização antes de pensar em realizar essa operação é fundamental para o bom funcionamento do negócio, sem atrasos ou gastos extras gerados pela falta de preparação.

Quais os problemas com a importação durante a Black Friday?

Atualmente, os maiores contratempos encontrados nas atividades de importações realizadas na Black Friday são as adversidades em encontrar os produtos graças à alta demanda. 

E como consequência a essa grande procura tanto os valores do próprio produto quanto o valor do transporte cresce drasticamente. Nessa perspectiva, torna-se viável aderir a formas de redução de custos que minimizem seus custos de modo que o preço final do seu produto seja amenizado, além de aumentar o seu diferencial competitivo.

Quais as melhores formas para combater essas dificuldades?

Uma das preocupações para quem realiza essa operação é a alta que essas mercadorias sofrem nesse período, mas isso pode não ser um problema para todos. Segundo o treinador americano John Wooden: “Não se preparar é o mesmo que se preparar para o fracasso” e uma das maneiras de preparar a sua atividade, garantindo o bom desempenho da mesma, com redução de custos operacionais e um diferencial competitivo promissor em relação à concorrência é a adesão de um Benefício Fiscal.

Você sabe o que são os benefícios fiscais e de que forma eles podem ajudar na redução de custos da sua operação?

O que são Benefícios Fiscais?

Os Benefícios Fiscais são cruciais para economia e são tidos como medidas que regulamentam a atividade comercial permitindo a redução dos encargos monetários dos colaboradores, através de diminuições ou extinções. São elaborados de maneira distinta, sem uma padronização previamente definida, e buscam propiciar incentivos às empresas, aumentando os lucros e a capacidade competitiva dessas entidades.

Existem mais de uma maneira de conceder essa redução e dentre os tipos de benefícios que podem ser concedidos pelos estados às empresas estão: créditos presumidos, isenção, diferimento, entre outros. Você sabe o que são?

  • Créditos presumidos – Consistem em uma redução da despesa tributária, ademais não possuem natureza de receita e isso impede que alguns tributos recaiam sobre eles.
  • Isenção – Na isenção fiscal, uma lei descarta a obrigatoriedade do pagamento mesmo que o imposto exista.
  • Diferimento – É um método de tributação que possibilita que o pagamento seja postergado. Assim como a suspensão do ICMS, o que difere os dois é a existência ou não da transferência de responsabilidade, salienta-se que eles continuam sendo compulsórios.

Quais as vantagens em utilizar esses benefícios?

Esses incentivos obtidos pelas importadoras incitam um desenvolvimento interior dentro das próprias, posto que pagando uma quantia inferior para o Estado sobra capital para poder ser investido na infraestrutura da própria empresa, no planejamento financeiro, em uma gestão de recursos superior e no aumento do lucro.

Ademais, quanto menos tributos incidirem na sua atividade, ao final, mais barata vai ficar a sua mercadoria garantindo um bom diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes. Acontece ainda que com o maior capital para investir na produção, o gestor obtém uma quantidade maior de produtos para o mercado, o que aumenta significativamente os ganhos obtidos com a atividade.

Dentre os benefícios fiscais que são oferecidos, a Sistemática Alagoana se destaca graças à segurança jurídica, ausência de limitações e requisitos, se tornando uma das mais vantajosas. Vamos conhecer um pouco mais sobre ela e descobrir como o Benefício Fiscal de Alagoas pode te ajudar a reduzir os custos na sua operação!

Sistemática Alagoana: Por que é uma vantagem?

Como melhor descrito em outro artigo já divulgado no site, o Benefício Fiscal Alagoano possui vantagens sem restrições para o melhor aproveitamento da operação econômica, além de conceder segurança jurídica para quem o utiliza.

Muitas das benesses e conveniências oferecidas possuem o chamado tempo de fruição, ou limitações de território ou situacionais, todavia o incentivo alagoano dispensa todas as anteriores pela lei 6.410/2003, livrando o dirigente de se preocupar com a validade do mesmo, conferindo solidez e estabilidade para essa regalia.

Ademais, a circulação da mercadoria não precisa necessariamente se manifestar de forma física sendo concedida por lei o fluxo simbólico do produto, ou seja, a mercadoria não precisa passar materialmente no estado, evitando gastos e contratempos com rotas mais longas, ou inconvenientes para o objetivo final.

Além disso, permite que a atividade não seja prejudicada pela ausência de um porto próprio localizado no estado, ultrapassando o artigo 11, inciso I, da lei 87/96, de acordo com decisões com repercussão geral proferidas pelo STF.

Contudo, salienta-se a compulsoriedade de um embasamento documental com alicerce em Alagoas. Daí a necessidade de contar com uma empresa especializada no Benefício Fiscal de Alagoas, para agregar segurança e alto retorno econômico.

No meio das oportunidades disponibilizadas às empresas, estão as chamadas compensações, extinção de duas obrigações nas quais os sujeitos da relação são, ao mesmo tempo, polo ativo e passivo, ou seja, credor e devedor, prevista no artigo 170 do Código Tributário Nacional.

Com essas vantagens, o Benefício Fiscal de Alagoas permite a redução de até 90% dos gastos com o ICMS, o que representa até 20% nos custos totais das suas operações, o que possibilita a redução nos preços das mercadorias, aumento do fluxo de caixas e de vendas.

A Sistemática Alagoana é uma grande conveniência para as transações que envolvem esse setor, pela garantia de segurança e legalidade que viabilizam uma economia e prosperidade aos negócios. Posto isso, são várias as vantagens para a importação utilizando o Benefício Fiscal de Alagoas, devendo-se observar os procedimentos técnicos necessários através de uma empresa especialista em Benefício Fiscal para garantir o sucesso e conquistar a liderança do mercado.

Sendo assim, o Benefício Fiscal de Alagoas é seguro e pode ser facilmente aplicável à sua operação, devendo ser bem planejada e executada, além disso, atua dentro das balizas jurídicas, reduzindo os riscos com à importação.

Nós da XPOENTS sabemos bem as dificuldades que todo importador enfrenta diariamente para manter preços competitivos no mercado. Trabalhamos há mais de 18 anos com o Benefício Fiscal de Alagoas e contamos com parceiros no Comércio Exterior que podem facilitar sua importação com segurança jurídica e redução de custos efetiva. Devemos então planejar bem os custos logísticos, operacionais e cambiais, buscando obter o melhor desenho de operação para você. 

Restaram dúvidas? Ficou interessado(a) em saber mais sobre o Benefício Fiscal de Alagoas para Redução de Custos nas Importações? Nós estamos aguardando seu contato para responder a todas as suas perguntas. Envie-nos um e-mail para [email protected] ou entre em contato através de nosso número: +55 82 3025.2408. E pelo WhatsApp: https://bit.ly/xpoents

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Entre em contato conosco

Descubra como possuimos uma solução completa para a Gestão Tributária da sua empresa!

Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.