Polícia apreende 33 cilindros de oxigênio
Em meio à crise no sistema de saúde do Amazonas, com a falta de leitos e de oxigênio para doentes com covid-19, as polícias Civil e Militar apreenderam 33 cilindros de oxigênio que estavam escondidos em um caminhão, no bairro Alvorada, na zona centro-oeste de Manaus, na tarde de ontem. Uma denúncia anônima informou sobre a movimentação estranha no caminhão, que estava parado no local, e cilindros estavam sendo retirados para veículos particulares.

O condutor do veículo, de 38 anos, foi preso por reter produtos para o fim de especulação, segundo informou a SSP-AM (Secretaria de Segurança Pública do Amazonas). O nome dele e o da transportadora não foram divulgados. O homem ficará preso à disposição da Justiça.
RELACIONADAS

Governo publica decisão que facilita importação de vacina contra covid
MP (medida provisória) permite a compra de imunizantes sem necessidade de licitação e do aval para uso emergencial da Anvisa.

Covid: Isenção de impostos de importação para remédios é prorrogada
Camex prorrogou até junho de 2021 a isenção de Impostos de Importação para remédios e insumos utilizados no combate à covid-19.
De acordo com dados do governo do Amazonas, o estado enfrenta problemas com a falta de oxigênio devido à alta demanda de internações de doentes com covid-19 que necessitam de auxílio de cilindros de oxigênio para respirar. “Entre os meses de março e maio, houve um consumo máximo 30 mil metros cúbicos/dia. Hoje, são mais de 76 mil, um acréscimo de 150%”, informou.
A SSP-AM afirmou que, dos 33 cilindros apreendidos, 26 estavam carregados com oxigênio. Durante interrogatório, segundo a secretaria, o homem disse que tem uma empresa de comercialização de cilindros de oxigênio, mas “ficou com medo que a população invadisse o estabelecimento em busca do material e decidiu tirá-lo do local”. Ele contou também que os cilindros haviam sido envasados na quarta-feira (13).
"Os materiais apreendidos foram encaminhados na noite de hoje para unidades hospitalares de Manaus", informou o delegado Bruno Fraga, diretor do Departamento de Polícia do Interior.
Na noite de ontem, policiais civis transportaram os cilindros de oxigênio apreendidos para quatro unidades de saúde da rede estadual. Onze foram levados ao Hospital Beneficente Português. Seis foram para a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, seis para o SPA (Serviço de Pronto Atendimento) do São Raimundo e três para o SPA do Coroado.
Escolta
Dois carros da Polícia Militar, com oito policiais militares das Rocam (Rondas Ostensivas Cândido Mariano), fizeram a escolta de 150 cilindros de oxigênio que chegaram pelo Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, para serem usados no tratamento de pacientes com covid-19. Oitenta cilindros seguirão para unidades hospitalares localizadas no interior do estado.
O material chegou na tarde de ontem e foi levado para a CEMA (Central de Medicamentos do Amazonas), localizada no bairro Praça 14, na zona sul de Manaus. Os 150 cilindros pertencem à empresa White Martins.
Fonte: UOL
LEIA TAMBÉM:

Nova Regra de ICMS em Alagoas Pode Comprometer o Caixa de Empresas de Bebidas: Veja o Que Muda
A partir de 1º de agosto de 2025, entra em vigor uma nova norma que redefine a forma de cálculo do ICMS em Alagoas. A
Planejamento Tributário Seguro: Como Dividir Operações entre Empresas Reduz Custos e Aumenta Competitividade
1. Introdução: Segurança Jurídica no Planejamento Tributário Empresarial Diante da alta carga tributária e da pressão por margens mais enxutas, o planejamento tributário deixou de

Aumento do IOF em 2025: o que isso representa para empresas, MEIs e importadores?
Com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que validou o aumento do IOF sobre operações de crédito, pequenos, médios e grandes empresários começam

Governo antecipa imposto de 35% para elétricos importados
Se você está se planejando para comprar um carro elétrico ou híbrido importado nos próximos meses, atenção: o momento de decidir chegou. O governo federal

Como Funciona a Importação por Conta e Ordem — E Qual o Papel da Empresa Contratante
A importação por conta e ordem tem se mostrado uma solução eficaz para empresas que querem importar sem assumir toda a estrutura e riscos operacionais.

Quer Lucrar Mais? A Solução Pode Estar na Importação Direta — e Não no Mercado Interno
Você sabia que muitas empresas estão deixando de depender de intermediários para importar diretamente? Assumir todo o processo pode garantir maior controle, redução de custos