Encerramento Ford Importação no Brasil
A Ford anunciou na última segunda-feira, 11/01, que vai encerrar as atividades produtivas no Brasil. No mesmo anúncio, a empresa informou também que pretende acelerar o lançamento de diversos novos modelos conectados e eletrificados.
No final de dezembro, a empresa anunciou que a Spin, unidade de micromobilidade que opera com patinetes elétricos em cidades e universidades dos Estados Unidos e Europa, firmou uma parceria exclusiva com a Drover AI, empresa especializada em soluções de internet das coisas baseadas em inteligência artificial para o transporte de última milha.

De acordo com comunicado da empresa, “a pandemia de Covid-19 amplificou a persistente capacidade industrial ociosa e a queda nas vendas, que resultaram em anos de perdas significativas”.
A produção será encerrada imediatamente em Camaçari e Taubaté, mantendo-se apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda. A fábrica da Troller, em Horizonte, continuará operando até o quarto trimestre de 2021. As vendas do EcoSport e do Ka serão encerradas assim que terminarem os estoques.
LEIA TAMBÉM:

Importadoras pedem redução de imposto de importação ao governo federal
Empresas associadas à Abeifa pedem imposto reduzido de 35% para 20%: empresas estão em limite de “exaustão financeira”.

Proposta isenta veículos de transporte de passageiros de imposto de importação
Isenção valeria até 2022, para fazer frente aos efeitos da pandemia.
A montadora diz que seguirá importando no Brasil utilitários esportivos, picapes, como a Ranger, e veículos comerciais de fábricas da Argentina, Uruguai e outras origens, mantendo “assistência total” ao consumidor brasileiro com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia. Informou ainda que planeja acelerar o lançamento de diversos novos modelos conectados e eletrificados.
No final de dezembro, a empresa anunciou que a Spin, unidade de micromobilidade que opera com patinetes elétricos em cidades e universidades dos Estados Unidos e Europa, firmou uma parceria exclusiva com a Drover AI, empresa especializada em soluções de internet das coisas baseadas em inteligência artificial para o transporte de última milha.
O objetivo é incorporar a tecnologia de aprendizado de máquina da Drover AI, chamada PathPilot, aos patinetes elétricos para poderem monitorar o ambiente em tempo real e ajudar o condutor a tomar decisões seguras.
A tecnologia será oferecida na próxima geração da plataforma de monitoramento da Spin, chamada Spin Insight Level 2, em cidades dos Estados Unidos, Reino Unido e outras regiões do mundo em 2021.
Além de detectar rodagem e estacionamento indevido nas calçadas com mais de 95% de precisão, ela terá sistemas de detecção de direção errada e colisão frontal e monitoramento avançado para aumentar a vida útil do veículo baseado em aprendizado de máquina.
Como os sistemas avançados de assistência ao motorista, que ajudam os automóveis a estacionar, frear e se manter na faixa, a nova plataforma combina câmera, vários sensores e inteligência artificial para criar uma experiência mais segura para passageiros e pedestres.
Como o uso de patinetes nas calçadas é proibido na maioria das cidades, a plataforma poderá ajudar no cumprimento das normas locais e também a identificar congestionamentos e áreas que necessitam de melhorias na infraestrutura.
A plataforma atual, chamada Spin Insight Level 1, foi lançada em 2017 e já oferece recursos como: controle dinâmico de velocidade máxima, detecção de zona restrita, suporte de estacionamento, detecção de tombamento e roubo, além de monitoramento da bateria, motor e sistemas de controle do veículo.
Fonte: iPNews
RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

Brasil, Barreiras e Impostos: O Jogo Global Que Está Custando Caro às Empresas
Empresários e importadores brasileiros enfrentam um cenário desafiador com o aumento de tarifas e barreiras comerciais que impactam diretamente seus custos operacionais. Setores como indústria,

STJ muda regra da demurrage e impõe novo alerta para importadores e empresários
A decisão do STJ que reconhece a atuação da Receita Federal como força maior em atrasos aduaneiros muda a forma como a demurrage será cobrada

Importação e Regimes Especiais Aduaneiros: Drawback, Recof e Alternativas para Reduzir Custos
Em um cenário de alta carga tributária e pressão por competitividade, empresários e importadores precisam conhecer os regimes especiais aduaneiros. Instrumentos como o Drawback e

Reforma Tributária obriga empresas a atualizarem sistemas fiscais: XML com novos campos será obrigatório em 2026
Com a chegada da Reforma Tributária, a validação dos XMLs das notas fiscais ganha novas regras e exige atenção imediata dos contribuintes. A partir de

Lucro Real e Reforma Tributária: O Que Está em Jogo Para Empresas e Importadores
As mudanças propostas pela Reforma Tributária vão além da simplificação: podem elevar significativamente a carga fiscal de empresas no Lucro Real, especialmente prestadoras de serviços

Ex-tarifário: Como Usar Esse Benefício para Reduzir Impostos na Importação de Máquinas e Equipamentos
O regime Ex-tarifário permite a redução temporária — muitas vezes a zero — do Imposto de Importação para máquinas e equipamentos sem similar nacional. Essa