Encerramento Ford Importação no Brasil
A Ford anunciou na última segunda-feira, 11/01, que vai encerrar as atividades produtivas no Brasil. No mesmo anúncio, a empresa informou também que pretende acelerar o lançamento de diversos novos modelos conectados e eletrificados.
No final de dezembro, a empresa anunciou que a Spin, unidade de micromobilidade que opera com patinetes elétricos em cidades e universidades dos Estados Unidos e Europa, firmou uma parceria exclusiva com a Drover AI, empresa especializada em soluções de internet das coisas baseadas em inteligência artificial para o transporte de última milha.

De acordo com comunicado da empresa, “a pandemia de Covid-19 amplificou a persistente capacidade industrial ociosa e a queda nas vendas, que resultaram em anos de perdas significativas”.
A produção será encerrada imediatamente em Camaçari e Taubaté, mantendo-se apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda. A fábrica da Troller, em Horizonte, continuará operando até o quarto trimestre de 2021. As vendas do EcoSport e do Ka serão encerradas assim que terminarem os estoques.
LEIA TAMBÉM:

Importadoras pedem redução de imposto de importação ao governo federal
Empresas associadas à Abeifa pedem imposto reduzido de 35% para 20%: empresas estão em limite de “exaustão financeira”.

Proposta isenta veículos de transporte de passageiros de imposto de importação
Isenção valeria até 2022, para fazer frente aos efeitos da pandemia.
A montadora diz que seguirá importando no Brasil utilitários esportivos, picapes, como a Ranger, e veículos comerciais de fábricas da Argentina, Uruguai e outras origens, mantendo “assistência total” ao consumidor brasileiro com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia. Informou ainda que planeja acelerar o lançamento de diversos novos modelos conectados e eletrificados.
No final de dezembro, a empresa anunciou que a Spin, unidade de micromobilidade que opera com patinetes elétricos em cidades e universidades dos Estados Unidos e Europa, firmou uma parceria exclusiva com a Drover AI, empresa especializada em soluções de internet das coisas baseadas em inteligência artificial para o transporte de última milha.
O objetivo é incorporar a tecnologia de aprendizado de máquina da Drover AI, chamada PathPilot, aos patinetes elétricos para poderem monitorar o ambiente em tempo real e ajudar o condutor a tomar decisões seguras.
A tecnologia será oferecida na próxima geração da plataforma de monitoramento da Spin, chamada Spin Insight Level 2, em cidades dos Estados Unidos, Reino Unido e outras regiões do mundo em 2021.
Além de detectar rodagem e estacionamento indevido nas calçadas com mais de 95% de precisão, ela terá sistemas de detecção de direção errada e colisão frontal e monitoramento avançado para aumentar a vida útil do veículo baseado em aprendizado de máquina.
Como os sistemas avançados de assistência ao motorista, que ajudam os automóveis a estacionar, frear e se manter na faixa, a nova plataforma combina câmera, vários sensores e inteligência artificial para criar uma experiência mais segura para passageiros e pedestres.
Como o uso de patinetes nas calçadas é proibido na maioria das cidades, a plataforma poderá ajudar no cumprimento das normas locais e também a identificar congestionamentos e áreas que necessitam de melhorias na infraestrutura.
A plataforma atual, chamada Spin Insight Level 1, foi lançada em 2017 e já oferece recursos como: controle dinâmico de velocidade máxima, detecção de zona restrita, suporte de estacionamento, detecção de tombamento e roubo, além de monitoramento da bateria, motor e sistemas de controle do veículo.
Fonte: iPNews
RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

Transição Tributária e Reforma Fiscal: Como Transformar Obrigações em Oportunidades
A reforma tributária, com a EC 132/2023 e LC 214/2025, inaugura um novo modelo fiscal baseado em IVA dual (IBS e CBS). Essa transição exigirá

Tarifa de 50% sobre o cobre nos EUA: o alerta para empresários e importadores
A imposição de uma tarifa de 50% sobre o cobre importado pelos Estados Unidos entra em vigor em 1º de agosto de 2025, impactando diretamente

Trump anuncia aumento de tarifas e desafia empresas e importadores globais
As novas tarifas americanas, que variam de 20% a 40% para 21 países e ainda ameaçam o bloco Brics, impactam diretamente empresários e importadores. A

CBS à Vista: Como Evitar Perdas Bilionárias com Créditos de PIS/Cofins
A substituição do PIS/Cofins pela nova CBS, prevista para 2027, cria um cenário de risco e oportunidade para empresas de todos os portes. Empresários e

Reforma Tributária: Senado adia regulamentação do PLP 108/2024 e posterga definição do IBS
A análise do PLP 108/2024, que regulamenta o Comitê Gestor do novo imposto IBS, foi adiada no Senado para agosto de 2025. A indefinição paralisa

Exclusão do ICMS-ST do PIS/Cofins Abre Porta para Recuperação de Tributos
A Receita Federal passou a autorizar a exclusão do ICMS-ST da base de cálculo do PIS e Cofins, em linha com decisão do STJ. A