
“Não fizemos ainda nem o 1% inicial” assim, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Brasil precisa reduzir a tarifa de importação média de 14% para 4% para ficar de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mas admitiu que o governo vem falhando, porque ainda não conseguiu diminuir nem 1% nesta administração.
Leia também:

Governo federal reduz a zero alíquota de importação de revólveres e pistolas
Medida entra em vigor em 1º de janeiro de 2021. Gestão do presidente Jair Bolsonaro tem flexibilizado o acesso a armas desde o início do mandato.
“Falha nossa.” Mas o ministro ponderou que, com a reforma tributária, a tarifa vai cair rapidamente. “Assim que fizermos a reforma tributária, já vamos derrubar 3 pontos porcentuais”, disse.
O ministro admitiu que o governo não andou nem com a reforma tributária nem com as privatizações, mas sugeriu que a estagnação tem relação com a saída dos secretários das duas áreas, Marcos Cintra e Salim Mattar, respectivamente. Na parte das privatizações, Guedes repetiu que há um acordo de centro-esquerda no Congresso que impede que avancem. Conforme Guedes, ele aprendeu a não fazer promessa em Brasília, porque não controla “fluxo”. ”
Tem ministro que gosta de empresa que está embaixo do ministério dele. Não compreenderam a importância das privatizações para derrubar a Dívida/PIB, vendendo empresas estatais que estão perdendo capacidade de fazer investimentos. O Congresso é reformista e os ministros estão colaborando muito. Agora todo mundo entendeu a importância das privatizações e agora nós vamos andar.”
Importação: A partir de 1º de janeiro de 2021 o adicional de Cofins deixará de ser cobrado
Essa é uma boa notícia para os importadores, atingindo principalmente produtos têxteis e calçados.
Por outro lado, o ministro disse que o governo avançou em acordos e temas parados há anos, como o acordo com a União Europeia, a reforma da previdência, leilões de petróleo, além de ter entregue a reforma administrativa e o pacto federativo. “Por isso não me preocupa tanto não ter avançado nas tarifas”, dizendo que há uma narrativa de que o governo não entrega o que promete. “Acho que ninguém entregou tanto em tão pouco tempo.”
Confira nosso review:


Como melhorar o faturamento das empresas importadoras
Conheça a sistemática que fará sua empresa diminuir gastos desnecessários.

Operações de Importação de Mercadorias ou Bens
Entenda sobre a importação de mercadorias e bens e facilite a compreensão dessa operação.

STF define sujeito passivo na importação
Com a decisão proferida recentemente pelo Supremo Tribunal Federal, foi fixada a tese sobre a competência para tributação do ICMS Importação.

Brasil zera impostos de importação para produtos de energia solar
Em julho, uma decisão já havia isentado alguns equipamentos do segmento das tarifas atreladas ao processo de importação.

Camex zera tarifa de importação de máquinas no regime de ex-tarifários
Os itens beneficiados são máquinas e equipamentos industriais, todos na condição de ex-tarifários, regime que consiste na redução temporária da taxa de importação de bens de capital, de informática e telecomunicação, quando não houver produção nacional equivalente.

Governo avalia zerar tarifa de importação de itens da cesta básica
Governo planeja ação para zerar alíquota de importação de determinados alimentos.

Governo zera imposto de importação de vacinas contra covid-19
Uma nova resolução publicada nesta quinta-feira prorroga a isenção até o dia 30 de outubro de 2020.

EUA concedem cota adicional para importação de açúcar brasileiro
Embaixada norte-americana revela que Brasil e Austrália foram os países contemplados com ampliação da cota extra de 90.718 mil toneladas, das quais 80 mil foram destinadas ao produto brasileiro.

Importação de arroz aumenta 47% neste mês
Aumento coincide com a liberação de compras do produto de fora do Mercosul com tarifa zerada.