
Segundo dados do MDIC, o Brasil importou 1,25 milhão de m³ de diesel A em março de 2024, marcando uma queda de 26,4% em relação a março de 2023. No acumulado do ano, as importações totalizaram 3,18 milhões de m³, uma diminuição de 9% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Apesar de um início de ano aquecido, com um aumento significativo nas importações de diesel, o mercado brasileiro experimentou uma redução nas compras externas nos últimos dois meses. Isso ocorreu devido à forte produção interna de diesel no primeiro bimestre de 2024, bem como à mudança na mistura de biodiesel no diesel comercializado nos postos de combustíveis, que passou de B12 para B14 em março de 2024.
De acordo com projeções da StoneX, as importações brasileiras de diesel devem alcançar 14,1 milhões de m³ ao longo de 2024, representando uma queda de 2,8% em relação a 2023. A Rússia continua sendo a principal fornecedora, embora sua participação tenha diminuído nos últimos meses.
Além disso, as importações de gasolina também registraram uma queda no primeiro trimestre de 2024, refletindo uma menor demanda interna e uma maior competitividade do etanol hidratado. Por outro lado, as exportações de gasolina aumentaram significativamente, destacando-se os Estados Unidos, China e Chile como principais destinos.
Embora as exportações tenham avançado nos últimos meses, o Brasil ainda depende do mercado externo para atender à demanda doméstica de gasolina, com as importações representando cerca de 14% da oferta do combustível em 2023.