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O Retorno das Feiras Internacionais: Como me Beneficiar?

Descubra as possibilidades oferecidas pela volta das feiras internacionais e o impacto disso dentro do mercado mundial.
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Sumário

Segundo o escritor português José Saramago, o cenário hodierno está inserido a uma cultura de banalização, na qual tudo está sujeito ao consumo. A partir disso, nota-se o crescente incentivo ao consumo e consequentemente a estratégias que o ampliam e fortalecem dentro do corpo social. 

E uma dessas variadas maneiras estratégicas de atração, consiste em promover eventos que exibam seu negócio e produtos através das chamadas feiras. 

Tais feiras deixaram de ser tão comuns em virtude da pandemia que promoveu o fechamento de estabelecimentos que poderiam sediar tais eventos e a limitação de público. 

Agora que a pandemia está controlada, as feiras retornam como possíveis boas oportunidades para conhecer novas possibilidades de negócio, promover o networking e divulgar para o mundo seus produtos e serviços. 

Assim, essas feiras podem ser boas aliadas para empresas do comércio exterior, importadores e exportadores, desde que você tenha em mente seus objetivos e saiba como desenvolvê-los

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse método abaixo, e descobrir as implicações do seu retorno para o comércio.

Feiras Internacionais

O que são as feiras?

As feiras representam uma espécie de convenção voltada para a exibição, na qual os expositores expõem suas mercadorias e serviços com o intuito de fechar contratos e novas parcerias de negócio.

Outrossim, mesmo com a existência de mais de um gênero desse tipo de evento, eles partilham de características em comum, como por exemplo:

  • A ideia principal de todos eles é aproximar os empresários e seu público-alvo, que seria o destino do seu produto, apresentando as novas propensões do mercado contemporâneo;
  • Visam atingir uma grande audiência, por isso esses eventos também costumam juntar-se a mais de uma espécie de eventos, para alcançar o máximo de aprovação possível.

Entendido do que se trata e a temática central das feiras, vamos conhecer um pouco sobre as variedades das mesmas dentro do cenário comercial atual. 

Quais os tipos de feiras?

É muito provável que esse tipo de evento não seja submetido a uma distinção ou até mesmo que os indivíduos não mostrem interesse acerca das peculiaridades dos mesmos, todavia é fundamental que se você deseja participar de alguma com determinado fim específico tenha o conhecimento necessário de qual cumpre seus interesses e as necessidades do seu negócio.

  • Feiras de negócios – O foco dessas convenções é descobrir as inovações dentro de cada segmento, e pela multiplicidade de setores, possuem uma vasta variedade conteudista;
  • Feiras culturais – Essa espécie, é destinada à promoção da cultura em si;
  • Feiras sociais – As feiras sociais possuem uma finalidade de assistência para população, seja a partir da apresentação de serviços sociais ou direcionada a exposição de algum tema com grande importância para a população;
  • Feiras de localidade – Estão associadas aos setores, áreas de evidência na respectiva localidade. Podem ser: municipais, estaduais, regionais, nacionais ou internacionais. 
Feiras Internacionais

Feiras Internacionais

As feiras internacionais representam uma das divisões das conhecidas como feiras de localidade, e possuem o propósito de interligar indivíduos e entidades com o mesmo objetivo final, facilitando as relações mercantis com o comércio exterior.

Feiras Internacionais

Qual a Importância das Feiras Internacionais? 

Tendo em vista os principais objetivos dessa tática, é necessário ainda enxergar as possibilidades concebidas pelo retorno desses encontros e as metas que podem vir a ser obtidas por meio destas. 

A priori, você deve lembrar que assim como a maioria das coisas existentes, a participação nesses eventos é como uma “faca de dois gumes” e isso implica em saber aproveitar as vantagens, mas manter-se atento aos riscos.

Quais os riscos das Feiras Internacionais?

Quando se compromete com eventos desse gênero e com essa magnitude, é importante salientar que não apenas seu nome está em jogo, mas também a imagem e reputação da sua empresa. Um gerenciamento insuficiente ou descuido nas apresentações, descaso com os próprios produtos prejudicam a visão que outras pessoas irão ter da sua marca , sejam elas clientes em potencial ou do mesmo ramo que você, por isso a indispensabilidade de saber investir bem nesses eventos e manter um pessoal competente para sua equipe.

Mantendo o planejamento bem estruturado, é possível desfrutar das vantagens oferecidas por essas convenções. Vamos conhecê-las melhor!

Quais as vantagens?

Realizar uma boa demonstração implica em um bom reconhecimento para sua empresa, passando confiabilidade nos seus serviços e produtos. Outrossim, mesmo estando presente como expositor é uma excelente oportunidade de observar e descobrir novas tendências internacionais e até mesmo usar isso para futuramente implementar modificações nas estruturas comerciais, técnicas de marketing ou na própria produção.

Além disso, como já foi previamente exposto, suas conexões com o comércio exterior podem ser expandidas e facilitadas a partir das boas vinculações obtidas nessas feiras.

Ademais, é possível alinhar essa estratégia de participação de feiras para a obtenção de contratos com a adoção de estratégias competitivas voltadas para o seu negócio, acrescentando a utilização de benefícios fiscais à sua área de atuação. 

Benefícios Fiscais

Além de conhecer as oportunidades que as Feiras Internacionais podem oferecer para sua empresa importadora, você deve saber que é possível a utilização de benefícios fiscais que podem auxiliar sua empresa na redução de custos. 

Comumente, nas feiras internacionais esses benefícios são oferecidos para importadores, através de painéis que são montados pelos Estados brasileiros, por exemplo. 

Entretanto, você não precisa aguardar uma feira internacional para conhecê-los, na internet há vasto conteúdo sobre essas poderosas ferramentas, e em nosso site e canais você encontrará tudo que precisa saber sobre vários Benefícios Fiscais. 

Um desses Benefícios é o concedido pelo Estado de Alagoas, que podem conceder até 90% de redução dos custos relativos ao ICMS-Importação e diferimento em suas operações. 

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Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.