fbpx

Incêndio Atinge Depósito de Contêineres em Bangladesh e Pode Afetar o Comércio

Acidente em depósito no Sudeste de Bangladesh resulta na perda de contêineres e deve impactar ainda mais a logística internacional.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Um incêndio de grande proporção ocasionou explosões e mortes em um depósito de contêineres no sudeste da cidade de Bangladesh.

De acordo o depoimento das autoridades locais, noticiados através da Revista Exame, o fogo começou em uma instalação de contêineres, provocando várias explosões de contêineres após uma grande explosão no local. Tristemente, o acidente deixou mortos e feridos.

Além desse resultado fatal que envolve perdas humanas, o episódio também traz repercussões no cenário do comércio exterior, tendo em vista que no local havia um número aproximado de 4.000 contêineres.

Essa perda de contêineres pode afetar o comércio exterior, justo porque, devido ao retorno das atividades econômicas que diminuíram ou foram paralisadas por causa da pandemia, o comércio exterior sofreu com a diminuição dos número de contêineres.

Recentemente, também por causa da pandemia de COVID-19, a China, país essencial na movimentação de cargas mundiais, decretou lockdown, diminuindo as atividades principalmente do Porto de Xangai, o que resultou no congestionamento de cargas e impactou toda a cadeia do comércio internacional.

Além desses fatores logísticos, mais um acontecimento que pressiona diretamente esse cenário do comércio e a demanda de contêineres é a Guerra no Leste Europeu entre Ucrânia e Rússia, em que acontecem muitas sanções econômicas como meio de conter o avanço da Rússia, afetando as negociações internacionais.

Diante desse cenário, os países interligados pelo comércio exterior, que dependem de produtos de outros países para o abastecimento interno, buscam resistir aos impactos provocados por essa disputa regional.

A partir desses fatores, o que se tem hoje com muitos contêineres parados em portos por causa das barreiras comerciais e também uma demora na disponibilidade de contêineres por causa da questão econômica que ainda tenta se recuperar.

Esses elementos resultaram na grande redução na quantidade de contêineres sendo transportados, faltando contêineres para o transporte de mercadorias, isso somado aos atrasos dos portos, impactam as empresas e as operações de comércio. 

Uma consequência crucial que decorre desse cenário é que a insuficiência e a escassez de oferta global do número de contêineres causa o aumento do preço dos fretes. Dados mostram que em relação a 2019, os preços do frete a depender da rota chegaram a aumentar em mais de 200%.

Esta alta no preço pressiona o sistema logístico de todos os países, atinge principalmente os importadores e os trabalhadores do ramo do comércio internacional.

Em razão disso, há o aumento com os custos das operações, prejudicando as empresas que necessitam despender mais com o transporte das mercadorias. É relevante considerar que isso atrapalha ainda mais as empresas que já buscam se sustentar nesse cenário de recuperação econômica.

De outra forma, infelizmente, esse elevado aumento no preço dos fretes atinge também o consumidor, uma vez que essa alta se reflete no preço final e por conseguinte pode impactar a economia brasileira, que enfrenta dificuldades econômicas e constantemente aprova medidas de redução fiscal para conter a inflação.

Sendo assim, a escassez de contêineres e a alta do preço dos fretes impactam a economia brasileira e diretamente prejudicam o consumidor e refletem principalmente no comércio exterior. 

À vista desse maior custo, é interessante para as empresas que atuam no comércio exterior buscarem medidas para diminuir os custos. Dessa forma, adotar um benefício fiscal pode auxiliar nessa redução, assim sua empresa que já opera regularmente de forma legal, poderá aumentar seu diferencial competitivo frente aos concorrentes.

Os benefícios fiscais são regimes aduaneiros especiais, no qual os Estados concedem a isenção tributária, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de um setor ou uma atividade econômica ou até mesmo uma região.

Um dos benefícios que mais se destaca no âmbito tributário é o concedido pelo Estado de Alagoas, o Benefício Fiscal de Alagoas à importação. Esse benefício pode ser a melhor opção para sua empresa importadora, de modo que trará junto uma maior segurança nas suas operações de importação.

Através desse benefício é possível reduzir de até 90% do ICMS, o que reduz em até 20% os custos totais da operação de importação. Saiba mais sobre o Benefício Fiscal de Alagoas em: Conheça o Benefício Fiscal de Alagoas à Importação (xpoents.com.br)

Para o bom desenvolvimento de sua empresa, de modo competitivo e que possibilite praticar preços atrativos para seus clientes, é essencial ter um bom recurso que possibilite uma grande redução dos custos das operações. 

Utilizar benefícios fiscais pode ser uma boa oportunidade, mas utilizar a Sistemática de Importação por Alagoas é muito melhor, visto que não se trata de um benefício fiscal e possui mais segurança jurídica e permite um planejamento mais amplo e robusto.

Quer saber mais sobre a Sistemática de Alagoas e como reduzir seus custos utilizando-a na importação?  Entre em contato conosco. 

A XPOENTS trabalha há mais de 18 anos com o Benefício Fiscal de Alagoas e conta com parceiros no Comércio Exterior que podem facilitar sua importação com segurança jurídica e redução de custos efetiva. 

Devemos então planejar bem os custos logísticos, operacionais e cambiais, buscando obter o melhor desenho de operação para você. Nós estamos aguardando seu contato para responder a todas as suas perguntas. Envie-nos um e-mail para contato@xpoents.com.br ou entre em contato através de nosso número: +55 82 3025.2408. E pelo WhatsApp:https://bit.ly/xpoents

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

LEIA TAMBÉM:

Fale com um de nossos consultores

Descubra como possuimos uma solução completa para a Gestão Tributária da sua empresa!

Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.
Descubra como reduzir seus custos na importação de forma 100% segura
Acesse agora nosso e-book e obtenha uma vantagem competitiva em meio aos seus concorrentes.
E-book grátis