Comissão Aprova Transferência Imediata do ICMS para Municípios

Comissão aprova transferência imediata do ICMS para municípios, impactando finanças locais. Descubra as implicações agora!
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
ICMS

Na quinta-feira (7), a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados deu aprovação a uma proposta que estabelece o depósito da parcela do ICMS destinada aos municípios no primeiro dia útil subsequente à arrecadação.

No momento, a parcela do ICMS destinada à prefeitura é creditada apenas no segundo dia útil da semana subsequente ao depósito efetuado pelo Estado, conforme estabelecido pela Lei Complementar 63/90.

Descubra o benefício fiscal aplicável em todos os portos e aeroportos do Brasil, conheça detalhadamente a Sistemática de Alagoas e alcance uma redução de até 90% no seu ICMS com o Benefício de Alagoas.

Conforme disposto na Constituição, 25% da receita proveniente do ICMS, o tributo estadual primordial, é destinado aos municípios.

A Lei Complementar 63/90 determina que a parcela do Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços devida a cada município do estado, é proporcional ao valor adicionado nas operações de ICMS, representando o movimento econômico de mercadorias e serviços (entradas e saídas) efetuado na localidade.

Considerando essa dinâmica econômica, o estado publica um índice de participação municipal no ICMS para vigorar no ano subsequente. 

Leia também: Sistemática Alagoana: o Melhor Benefício Fiscal à Importação (xpoents.com.br)

Conforme a lei complementar, as prefeituras têm o direito de questionar esses índices, e o estado deve fornecer uma resposta no prazo de 60 dias.

A análise da proposta ainda está pendente no Plenário.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Entre em contato conosco

Descubra como possuimos uma solução completa para a Gestão Tributária da sua empresa!

Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.