Milho e soja
O Comitê-Executivo da Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex) deve analisar na próxima segunda-feira, 16, a partir das 16h, a retomada da isenção da Tarifa Externa Comum (TEC) para importação de soja e milho de fora do Mercosul.
O prazo para compra desses grãos sem tributação acabou em março e a renovação foi solicitada, em caráter de urgência, pelo Ministério da Agricultura.

Setor de carnes do Brasil quer isenção de imposto para importar milho
Segundo associação, medida pode ajudar indústria caso haja algum problema com a segunda safra do grão no Brasil que, de acordo com analistas, foi plantando em um clima de alto risco.

Asgav: Sem liberar milho dos EUA, zerar tarifa de importação não adianta
Entidade afirma que se o governo federal não tomar medidas mais efetivas, o setor de proteína animal passará por graves problemas, afetando toda a economia.
Importação da isenção no milho e na soja
O setor de proteína animal vive um momento de altos custos de produção por conta da valorização dos grãos. As perdas em safras por conta do clima e a demanda aquecida no Brasil e no mundo enxugaram a oferta no mercado interno.
Segundo o presidente-executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, o setor de proteína animal nunca registrou uma situação como essa. A escassez do cereal fez os preços dispararem, subindo até 90% em relação ao mesmo período do ano passado. “Estamos há um bom tempo alertando sobre essa situação toda”, comenta.
Diante disso, quando a isenção chegou ao fim, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) solicitou à ministra Tereza Cristina a retomada do benefício.
“É importante contar com a alternativa de fornecimento externo, ampliando o acesso a outras fontes de grãos, reduzindo as disparidades que existem entre as facilidades para exportar insumos e as dificuldades impostas para a importação”, frisa a associação.
A Asgav lembra que a compra de milho de outros países não aumentou tanto quanto o setor precisa porque o maior fornecedor mundial do cereal, os Estados Unidos, não tem autorização para exportar ao Brasil, porque se trata de um milho transgênico.
No primeiro bimestre de 2021, o Brasil comprou 567 mil toneladas, contra 283 mil toneladas importadas no mesmo período do ano passado, segundo o Agrostat.
O setor de proteína animal já solicitou à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), órgão ligado ao Ministério de Ciências e Tecnologias, a liberação. Tereza Cristina tem intercedido em favor do pleito, mas como não é competência de sua pasta, ela não pode fazer muito mais.
Fonte: Canal Rural

O Papel dos Despachantes Aduaneiros na Modernização do Comércio Exterior
1. Introdução Você pode automatizar processos. Pode digitalizar documentos. Pode integrar sistemas, eliminar papéis e até aplicar inteligência artificial para prever gargalos logísticos. Mas no

Nova maré para importadores? Real mais forte e IPCA em queda em meio ao tarifaço de Trump
Introdução: Algo grande está se movendo e quem importa precisa prestar atenção Há momentos em que o jogo muda sem alarde. Enquanto muitos observam os

Menos Impostos, Mais Lucro: Como a Decisão do TRF3 Pode Beneficiar Sua Empresa
Introdução: O TRF3 pode ter acabado de te dar um presente. Imagine descobrir que sua empresa vem pagando tributos indevidos há anos e que agora