fbpx

Alagoas e Tecidos: Redução de Custos na Importação

Saiba mais sobre o benefício fiscal que a indústria têxtil pode possuir e que auxilia na redução de custos de importação em até 20%.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Sumário

Sabemos o quanto peças de roupas são essenciais no cotidiano, assim como outros produtos onde são utilizados tecidos e produtos feitos pela indústria têxtil, que é tão necessária, e existe desde os primórdios de nossa sociedade. Hoje essa indústria se destaca na importação de tecidos.

Seu início se deu com a técnica de tecelagem, a qual ajudou diversas pessoas economicamente e vem ajudando até os dias atuais. Provendo empregos em seus meios de trabalho e sendo um dos segmentos mais lucrativos do país.

Suas importações de outros países têm elevados números e com uma grande demanda vinda da China, pela facilidade de seus diversos sites e produtos, assim como da Índia e outros países orientais. 

Porém, a chegada da pandemia gerou grande instabilidade no setor de tecidos, fazendo com que ocorressem problemas nas operações de importações.

Com isso, trazemos neste texto informações para você entender a história das indústrias têxteis, com destaque nas importações para tecidos.

Buscamos ainda mostrar como esse setor pode obter vantagens ao adotar um benefício fiscal à importação, como o Benefício Fiscal de Alagoas que tem o potencial de reduzir em até 90% os custos relativos ao ICMS. 

Quer saber mais como obter essa vantagem? Acompanhe agora nosso texto!

O que é a indústria têxtil?

A indústria têxtil é aquela que trabalha com diversos tipos de materiais que se pode tecer, tinha sua função apenas voltada para criações a partir de matéria prima, porém com o passar do tempo foi se desenvolvendo e utilizando outros métodos e materiais.

O setor tem como objetivo a transformação de fibras em fios, fios em tecidos e tecidos em vestuário na maioria das vezes. 

E com o passar dos anos os modos primitivos, desde de roupas feitas com fibras vegetais até os primeiros teares, foram se desenvolvendo durante a evolução e as máquinas foram tomando seus lugares.

Evolução da indústria têxtil

Por ser uma indústria que existe a muito tempo, sua evolução se expandiu para além de tecidos básicos, como os utilizados  para fazer a roupa que utilizamos. 

Seu avanço teve uma grande importância na sociedade, e a sociedade foi crescendo e se modernizando junto às indústrias. Com o avanço tecnológico, o trabalho manual foi substituído por máquinas, tornando a produção mais rápida e eficiente.

Com isso, a manufatura foi se desenvolvendo e acompanhando a evolução das épocas se passando, tornando as roupas mais personalizadas e sofisticadas. E sua padronização de peças em lojas fez com que a produção ocorresse em larga escala.

Assim, com a globalização e o mercado da moda em constante expansão, as empresas buscavam estar sempre atualizadas. Pois, de fato sabemos que a evolução da indústria de tecidos marcou a história e ajudou para o desenvolvimento de novos meios de produção.

Porém, mesmo com a modernização e tecnologia presente nesse setor, ainda sim, é necessária a mão de obra. Sendo uma das áreas que mais demanda mão de obra.

Importância para economia brasileira

O processo de industrialização se deu início com a indústria têxtil. Essa indústria representa uma grande oportunidade de investimento e algo que sempre vai ser necessário na vida do ser humano.

Mesmo com a existência de diversos setores industriais, o setor de tecidos tem seu destaque por sempre estar em processo de inovação e crescimento.

Seu desenvolvimento cresce junto com a economia do país, uma vez que, pela grande demanda do setor, sua necessidade de funcionários é fundamental para manter a indústria.

Hoje, podemos dizer que esse é um setor fundamental para a geração de emprego e renda. Ele impacta diretamente no PIB nacional, além de contar com uma rede extensa de empresas que atuam em torno dessa indústria.

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 25,2 mil empresas instaladas por todo o território nacional, de todos os portes, que empregam mais de 1,5 milhão de trabalhadores diretos e geram, juntas, um faturamento anual de US $48,3 bilhões.

O setor de tecidos tem seu destaque no cenário mundial, não apenas por seu profissionalismo, criatividade e tecnologia, mas também pelas dimensões de seu trabalho, sendo a quinta maior indústria têxtil do mundo.

Com uma grande demanda da produção, o Brasil produz cerca de 8,9 bilhões de peças de vestuário, sendo referência mundial. Outros segmentos também vêm ganhando espaço no mercado internacional.

Burocracia nas importações

Dentro das importações, por ser algo grande e que demanda responsabilidade das empresas envolvidas, ocorre a necessidade de encarar a diversidade de sistemas jurídicos e burocracias, que, podem não corresponder às expectativas geradas.

Além do tempo para a entrega, onde dependendo do lugar pode ocorrer atraso, tudo isso engloba uma série de fatores que podem fazer o cliente solicitar o cancelamento do pedido ou de acordos com a empresa colaboradora. 

Muitas vezes ocorre da empresa não querer correr riscos comprando tecidos internacionais, por ter que enfrentar muita burocracia e estar vulnerável ao sistema de fiscalização da Receita Federal Brasileira.

Pois, a Receita Federal é responsável por fiscalizar e regular a entrada e saída de bens do exterior, tanto no sentido das importações como das exportações.

Algumas ações que minimizam essas burocracias nas importações são os interessados na compra utilizarem recursos do controle com a automação de processos e poderem arranjar despachantes aduaneiros para o desembaraço de mercadorias.

Porém, as importações de tecidos sofreram uma queda, e boa parte desta queda se deve a pandemia gerada pelo CoronaVírus. Não apenas nas importações de tecidos, mas em diversas áreas.

Com alguns produtos gerando muita demanda, como as muito utilizadas máscaras de proteção feitas pela indústria têxtil, mais procuradas e necessitadas que nunca.

Custos na importação

Seguindo a linha das demais importações, devemos entender que a de tecidos também deve estar dentro dos parâmetros legais, para que sejam evitadas situações de dificuldade no seu processo de importação.

É importante ter em dia suas documentações necessárias e fazer cálculos para se certificar das despesas ao longo de todo o processo, sem ocorrer problemas no desembaraço e sem ter surpresas durante o processo.

As transações do Brasil com o exterior apresentam vários requisitos, como os custos da importação que impactam o seu lucro e a precificação de produtos. 

Quando for realizar uma importação é ideal buscar sempre o melhor valor possível sem esquecer a qualidade da operação. Por isso, é necessário entender o que acontece com gastos e burocracias envolvidos, para assim, encontrar as melhores opções para seu negócio.

Saber quanto você vai pagar nas operações de importação, é uma forma de melhorar a negociação e evitar imprevistos. Afinal, os valores impactam no processo e podem até inviabilizar as transações.

Alguns desses custos vão derivar do valor do produto importado, uma vez que, dependerá do produto escolhido pelo importador. 

Mas o importador deve estar atento à tributação pois, existem os impostos e contribuições que serão pagos ao governo, que juntos determinará a taxa final de importação, são eles:

  • Imposto de Importação (II)
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
  • Programa de Integração Social (PIS)
  • Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS)
  • Contribuição para Financiamento de Seguridade Social (COFINS)

Sendo um dos fatores que encarecem o processo de importação, sendo necessário buscar soluções para redução de custos, conforme veremos mais à frente.

A logística também é considerada um custo aos importadores em suas operações, pois inclui gastos de transporte, manuseio e armazenamento da carga. Porém, há casos em que pode ocorrer a redução desses custos, através de parceiros experientes e de bons desenhos de operação.

Na parte operacional, existem custos dentro dos meios burocráticos, e até com o próprio despachante aduaneiro que se relaciona com o desembaraço e a entrega da mercadoria.

Os custos internacionais do seu processo de importação podem deixar mais caro ou mais barato dependendo da negociação. E por fim os custos fixos e variáveis, que, quando não calculados corretamente podem trazer prejuízos.

Para o importador conseguir reduzir todos os custos citados ele deve ter um bom planejamento logístico, comparando os fretes, juntamente com os custos de armazenagem de onde realizaria o desembaraço aduaneiro.

E os benefícios fiscais concedidos pelos diversos Estados Brasileiros, podem reduzir os custos e trazer uma maior segurança jurídica.

Benefícios fiscais

Existem variados tipos de benefícios fiscais presentes nos Estados, como em Alagoas que nos possibilita reduzir até 20% do custo total da operação de importação.

 

Essa redução é de extrema importância no mercado de vendas, pois possibilita que as empresas aumentem suas vendas trazendo um melhor preço final aos clientes.

E com a melhora dos valores dos produtos devido a redução dos custos nas operações de importação, as consequências serão positivas, com o aumento de clientes e um bom retorno econômico.

Esse benefício fiscal traz soluções para praticamente todos os custos citados no texto, na parte financeira com sua redução de valores e aumento de vendas. Na parte logística, com a possibilidade de desembaraço em qualquer porto do país, gerando mais negócios entre os mesmos.

Na parte operacional, com a agilidade do procedimento. E por fim na parte tributária, ocorrendo um planejamento antes da implantação quando é tratado com o proprietário e com a redução de custos relativos ao ICMS.

Por isso, na desenvoltura e crescimento de sua empresa é necessário ter o benefício fiscal, de modo competitivo, pois estará com um diferencial competitivo frente aos concorrentes, e com um bom recurso possibilitando preços atrativos a seus clientes.

Saiba mais sobre o Benefício Fiscal de Alagoas em: Conheça o Benefício Fiscal de Alagoas à Importação (xpoents.com.br)

Setor atualmente

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), para esse ano a indústria têxtil brasileira prevê um crescimento em volume, que representa um faturamento de milhões em manufaturados têxteis e bilhões em produtos de vestuário, gerando aproximadamente 25 mil empregos de carteira assinada.

É muito importante que as empresas que atuam nesse segmento acompanhem as tendências e transformações do setor, e busquem equipamentos que possam ajudar na eficiência e produtividade.

Isso porque as novas tecnologias demandam de um treinamento e capacidade cada vez maiores e técnicos para utilização das máquinas e operações que tem a necessidade de capacitações específicas.

Seguindo a evolução e crescimento do setor, hoje o Brasil é referência mundial em design de vários segmentos da moda, a indústria têxtil brasileira é a segunda maior empregadora da indústria de transformação, perdendo apenas para o segmento de alimentos e bebidas.

Por fim, podemos ver a evolução em larga escala deste setor e sua importância para nossa sociedade, para nos informar e entrar no mercado se tiver interesse.

Portanto, para um estudo mais eficaz, sugerimos outros artigos na página sobre assuntos relacionados ao tema. 

Restaram dúvidas? Ficou interessado(a) em adotar o Benefício Fiscal de Alagoas? Nós estamos aguardando seu contato para responder a todas as suas perguntas. Envie-nos um e-mail para contato@xpoents.com.br ou entre em contato através de nosso número: +55 82 3025.2408.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

LEIA TAMBÉM:

Fale com um de nossos consultores

Descubra como possuimos uma solução completa para a Gestão Tributária da sua empresa!

Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.
Descubra como reduzir seus custos na importação de forma 100% segura
Acesse agora nosso e-book e obtenha uma vantagem competitiva em meio aos seus concorrentes.
E-book grátis