Fux libera importação de camarão da Argentina
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, decidiu aceitar um pedido do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e restabeleceu a importação de uma espécie de camarão da Argentina.

O TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) havia barrado, em maio de 2020, a importação depois de ação da ABCC (Associação Brasileira de Criadores de Camarão) afirmar que o produto argentino poderia representar “risco de introdução de doenças virais”. No entendimento de Fux, o Ministério da Agricultura atestou que não há riscos à saúde ou à fauna brasileira e suspendeu os efeitos da decisão do TRF-1.
Fux afirmou que “a criação de entraves destituídos de consistente lastro científico à importação de produtos de países parceiros” pode prejudicar a entrada de produtos brasileiros no mercado internacional. Ele também declarou que a medidas desse tipo podem fragilizar “as relações comerciais bilaterais e multilaterais do Brasil”, bem como causar “potencial prejuízo a outros setores econômicos nacionais”.
O bloqueio era específico para camarões da espécie pleoticus muelleri, originários da pesca selvagem na Argentina.
Fonte: Poder 360
LEIA TAMBÉM:

Camex reduz Imposto de Importação para mais 25 produtos
Conjunto de resoluções inclui alterações definitivas da Tarifa Externa Comum e reduções temporárias, para garantir o pleno abastecimento de mercadorias.

Brasil não renovará acordo bilateral de transporte marítimo com a Argentina
A notificação da decisão é dentro de o prazo previsto no instrumento.

Mudanças no Portal Siscomex permitem redução de tempo e custos
Economia lança nova etapa do Portal Único de Comércio Exterior: Com foco nas importações, melhorias abrangem 16 módulos do Portal Siscomex, permitindo redução de tempo e custos para os agentes privados concluírem as operações.

Sancionada lei que põe fim a benefícios fiscais do ICMS no estado de São Paulo
Lei que põe fim a benefícios fiscais do ICMS foi sancionada pelo governador João Doria e vai contra vontade de diversas empresas e conselhos.
Fux libera importação de camarão da Argentina