Sindicato de motoristas de app é autorizado pela Justiça a importar vacinas anticovid
O juiz Rolando Valcir Spanholo, da 21ª Vara Federal de Brasília, autorizou no dia 4 de março que o sindicato de motoristas de app de Brasília importe vacinas contra o coronavírus por conta própria, sem a necessidade da aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Porém, a decisão do magistrado permite a importação apenas de vacinas que já tenham o aval da Anvisa para uso no Brasil e, apesar da dispensa da autorização prévia, o órgão federal deverá fazer a conferência dos produtos quando os imunizantes importados chegarem ao país.
O advogado da ação, João Paulo Todde, informou que essa foi a primeira decisão da Justiça nesse sentido e afirmou que entrará com um novo processo representando 71 entidades que também desejam realizar a importação de vacinas sem a prévia autorização da Anvisa.

A decisão ainda não é definitiva e ainda cabe a apresentação de novos recursos, mas o juiz responsável afirmou que a iniciativa privada não pode continuar sendo excluída do processo de imunização.
“Burocracia e a morosidade na concessão de prévia autorização excepcional para a importação de vacinas colocam em risco a vida e a segurança de profissionais que dependem dela para trabalhar”, completou Spanholo.
LEIA TAMBÉM:

Pautas Fiscais em Alagoas: O Tabelamento de Preços Velados
Conheça o que são as Pautas Fiscais, como se dá o seu funcionamento e de que modo esse instrumento afeta o mercado.

No Brasil, é mais fácil importar armas do que máscara contra a Covid-19
As máscaras cada vez mais raras no Brasil.

Estados e municípios podem importar vacina sem registro na Anvisa, diz STF
Estados e municípios podem importar vacina sem registro na Anvisa A defesa da saúde é incumbência não apenas da União, mas também de qualquer das unidades
No pedido feito à Justiça, o sindicato de motoristas alegou que os profissionais e seus familiares estão expostos a “níveis maiores de risco de contaminação pelo vírus”. O advogado do processo afirmou que um laboratório farmacêutico será responsável pela intermediação entre o sindicato que comprará os imunizantes e a produtora.
O magistrado também criticou o ritmo da vacinação no Brasil e lembrou que mesmo já tendo passado mais um mês do início da vacinação, o Sistema Público de Saúde ainda não conseguiu imunizar integralmente os brasileiros com mais de 75 anos de idade.
Fonte: Agência Brasil / Olhar Digital
RELACIONADAS:

Com Alta do Preço do Aço, Importação Vira Opção
O mercado de construção civil tem enfrentado alta dos preços dos materiais. Em maio, o preço subiu 1,7% pressionado, principalmente, pela alta do preço do aço, que encostou em 7%.

Frete Marítimo Sobe 470%, Impacta Inflação Global e Empresas
Somente em 2020, com a pandemia, o preço do frete marítimo subiu quase 500%, iniciando o ano de 2022 com custo 4,7 vezes maior.

Bolsonaro Veta Prorrogação de Incentivos Fiscais à Indústria Petroquímica
Proposta inicial do governo acabava com os incentivos para o segmento, mas alguns descontos foram mantidos.

Acordo Prevê Alíquota Zero para 39% dos Produtos do Agro do Mercosul
Com o acordo Mercosul-UE, 39% das linhas tarifárias de produtos agropecuários contarão com alíquota zero no bloco europeu no primeiro ano.

Crise Chinesa Dificulta Importação de Produtos
Desaceleração da economia chinesa afeta importações e tem impacto inflacionário; para empresários e contadores, gestão financeira pode mitigar os efeitos da crise nos negócios

Despacho Aduaneiro de Importação: Como funciona e Quais são suas Etapas?
Conheça agora todas as principais etapas do despacho aduaneiro, compreendendo seus requisitos e sua importância no Comércio Exterior.
Sindicato de motoristas de app é autorizado pela Justiça a importar vacinas anticovid