Insights

Pesquisar
Close this search box.

Importações de Soja e Milho Registraram Aumento em Novembro 

Descubra como as importações de soja e milho do Brasil experimentaram um notável aumento em novembro, impulsionadas pela crescente demanda da China. Confira os detalhes desse cenário de comércio internacional.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Soja

Segundo informações reveladas nesta quarta-feira (20), as importações de soja e milho do Brasil pela China apresentaram um expressivo aumento de 108% em novembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Esse notável crescimento destacou a ascensão do Brasil, que superou os Estados Unidos, historicamente líderes nesse segmento, durante um período tradicionalmente dominado pelos suprimentos norte-americanos.

Em novembro, de acordo com informações da Administração Geral de Alfândega, a China importou 5,29 milhões de toneladas de sementes oleaginosas do Brasil. 

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) projeta que o Brasil está a caminho de alcançar um recorde de embarques de milho em 2023, estimando 56,2 milhões de toneladas, em comparação com os 44,7 milhões do ano passado.

Esse aumento é impulsionado pela demanda chinesa e uma safra recorde.

A preferência dos compradores chineses pela safra recorde do Brasil se deve aos preços atrativos, enquanto as remessas dos Estados Unidos, o segundo maior fornecedor da China, diminuíram devido à seca no Canal do Panamá e no Rio Mississippi. 

Em um desvio do padrão, a China aumentou suas compras de soja brasileira, normalmente centradas nos EUA no quarto trimestre do ano, aproveitando a oferta favorável do Brasil.

O Brasil consolidou sua posição como principal fornecedor de milho para a China, registrando um volume de 3,22 milhões de toneladas em novembro.

A China alcançou uma marca recorde de importações de milho, totalizando 3,59 milhões de toneladas em novembro, de acordo com dados da alfândega. Esses números se somam a uma safra interna também recorde, exercendo uma pressão adicional sobre os preços no segundo maior produtor mundial desse cereal.

Leia também: https://xpoents.com.br/importacao-inteligente-o-papel-dos-especialistas-no-sucesso-do-seu-negocio/

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Entre em contato conosco

Descubra como possuimos uma solução completa para a Gestão Tributária da sua empresa!

Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.