fbpx

Demanda interna fraca e alta de preços internacionais afetam importação de lácteos

Importação/Lácteos - Com a demanda interna por lácteos enfraquecida, as importações desses produtos em janeiro recuaram 23% em comparação a dezembro passado e 51% ante janeiro de 2021, informou boletim do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Os preços elevados dos produtos no mercado internacional também afetam o cenário.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Originalmente publicado em:. Demanda interna fraca e alta de preços internacionais afetam importação de lácteos | Agronegócios | Valor Econômico (globo.com)

As importações somaram 8,7 mil toneladas em janeiro, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX). Do total importado, o volume de leite em pó (que representa 58% da pauta) recuou 12% em comparação a dezembro e 59% frente ao resultado de janeiro do ano passado. Os principais fornecedores para o Brasil foram Argentina e Uruguai.

Já as exportações totalizaram 3,4 mil toneladas em janeiro deste ano, 4,5% menos que em dezembro de 2021. Em comparação a janeiro de 2021, porém, o volume é 30% maior. O destaque fica por conta do leite em pó – enviado sobretudo à Argélia, responsável por 96% dos negócios, informa o Cepea.

Em valor, o déficit da balança comercial de lácteos somou US$ 21,5 milhões, resultado 32% inferior ao de dezembro do ano passado. Em volume, foi de 5,3 milhões de toneladas, 32% menor na mesma comparação.

Acesse aqui a matéria na íntegra

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

LEIA TAMBÉM:

Fale com um de nossos consultores

Descubra como possuimos uma solução completa para a Gestão Tributária da sua empresa!

Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.
Descubra como reduzir seus custos na importação de forma 100% segura
Acesse agora nosso e-book e obtenha uma vantagem competitiva em meio aos seus concorrentes.
E-book grátis