fbpx

Importação de painéis solares fotovoltaicos continua a crescer no Brasil

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR) apontam crescimento em importação de painéis solares no último trimestre.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A importação de módulos fotovoltaicos voltou a crescer no Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), apontam que no último trimestre cerca de 3.5 GW de painéis solares foram importados.

Importação de painéis solares
Em Santa Catarina, empresa de comércio exterior Tek Trade projeta um crescimento de 17% até o final do ano.

De acordo com o diretor da Tek Trade, empresa de comércio exterior de Santa Catarina, Sandro Marin, até o final do ano a projeção é alcançar um incremento de 17% em importação de painéis solares e de módulos fotovoltaicos, em 2020, comparado com o ano anterior. Em 2019, a Tek Trade importou 27 mil painéis solares resultando em R$6,7 milhões.

Ministro do STF suspende alíquota zero para importação de armas
[Publicidade]

A pandemia causou um impacto na economia, mas a importação já voltou a crescer no país. Foi realmente um ano desafiador para a cadeia global, especialmente porque os painéis solares, que vem despertando o interesse e se desenvolvendo cada vez mais no Brasil, são importados da China que detêm 99% do mercado mundial de módulos fotovoltaicos.

Mesmo assim, é evidente um aumento na demanda interna pela adesão dos consumidores à tecnologia tanto pela economia gerada quanto por questões de sustentabilidade”, explica Sandro Marin.

Conforme levantamento realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a geração de energia solar no Brasil teve um crescimento 45% no primeiro semestre de 2020, com reflexo à geração de empregos. Ao todo, 47 mil novos postos de trabalho, de engenheiros até os técnicos de instalação, foram criados no país.

Redução do imposto de importação de painéis solares

Recentemente, o governo brasileiro zerou o imposto de importação para equipamentos solares, o que deve impulsionar ainda mais o mercado de energia solar no país. “A redução do custo ainda não chegou ao consumidor porque foi estabelecido um valor para ganhar esse benefício.

Porém, conforme a economia e o câmbio voltarem ao normal, a medida deverá estimular a criação de novos projetos tanto residenciais quanto empresariais. Mesmo quem não é do ramo percebe, analisando os números, que vale a pena investir em um sistema como esse”, afirma Sandro Marin, diretor da Tek Trade.

 

Fonte: Portal Energia

Recomendamos: 
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

LEIA TAMBÉM:

Fale com um de nossos consultores

Descubra como possuimos uma solução completa para a Gestão Tributária da sua empresa!

Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.