A importação de módulos fotovoltaicos voltou a crescer no Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), apontam que no último trimestre cerca de 3.5 GW de painéis solares foram importados.

De acordo com o diretor da Tek Trade, empresa de comércio exterior de Santa Catarina, Sandro Marin, até o final do ano a projeção é alcançar um incremento de 17% em importação de painéis solares e de módulos fotovoltaicos, em 2020, comparado com o ano anterior. Em 2019, a Tek Trade importou 27 mil painéis solares resultando em R$6,7 milhões.
“A pandemia causou um impacto na economia, mas a importação já voltou a crescer no país. Foi realmente um ano desafiador para a cadeia global, especialmente porque os painéis solares, que vem despertando o interesse e se desenvolvendo cada vez mais no Brasil, são importados da China que detêm 99% do mercado mundial de módulos fotovoltaicos.
Mesmo assim, é evidente um aumento na demanda interna pela adesão dos consumidores à tecnologia tanto pela economia gerada quanto por questões de sustentabilidade”, explica Sandro Marin.
Conforme levantamento realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a geração de energia solar no Brasil teve um crescimento 45% no primeiro semestre de 2020, com reflexo à geração de empregos. Ao todo, 47 mil novos postos de trabalho, de engenheiros até os técnicos de instalação, foram criados no país.
Redução do imposto de importação de painéis solares
Recentemente, o governo brasileiro zerou o imposto de importação para equipamentos solares, o que deve impulsionar ainda mais o mercado de energia solar no país. “A redução do custo ainda não chegou ao consumidor porque foi estabelecido um valor para ganhar esse benefício.

Energia Solar: Reduza Custos na Importação de Inversores
Saiba como a Sistemática de Importação por Alagoas pode auxiliar sua empresa dentro do mercado nordestino.
Porém, conforme a economia e o câmbio voltarem ao normal, a medida deverá estimular a criação de novos projetos tanto residenciais quanto empresariais. Mesmo quem não é do ramo percebe, analisando os números, que vale a pena investir em um sistema como esse”, afirma Sandro Marin, diretor da Tek Trade.
Fonte: Portal Energia
Recomendamos:

Energia solar: o importado é melhor que o nacional?
Isenção de tarifa de importação de painéis solares retoma a discussão sobre proteger a indústria brasileira ou deixar o mercado definir os vencedores.

Reforma tributária: O alerta sobre a inclusão de IBS e CBS no cálculo do ICMS e ISS
Entenda os desafios do Fundo de Compensação da Reforma Tributária. Descubra por que os benefícios fiscais de ICMS são uma solução mais segura e eficaz para sua empresa.

A Guerra comercial em perspectiva: Como o ‘Tarifaço’ dos EUA e o Plano Brasil Soberano afetam sua empresa
Entenda os desafios do Fundo de Compensação da Reforma Tributária. Descubra por que os benefícios fiscais de ICMS são uma solução mais segura e eficaz para sua empresa.

Reforma tributária: Por que o fundo de compensação não substitui a segurança dos benefícios fiscais
Entenda os desafios do Fundo de Compensação da Reforma Tributária. Descubra por que os benefícios fiscais de ICMS são uma solução mais segura e eficaz para sua empresa.

Nova Regra de ICMS em Alagoas Pode Comprometer o Caixa de Empresas de Bebidas: Veja o Que Muda
A partir de 1º de agosto de 2025, entra em vigor uma nova norma que redefine a forma de cálculo do ICMS em Alagoas. A
Planejamento Tributário Seguro: Como Dividir Operações entre Empresas Reduz Custos e Aumenta Competitividade
1. Introdução: Segurança Jurídica no Planejamento Tributário Empresarial Diante da alta carga tributária e da pressão por margens mais enxutas, o planejamento tributário deixou de

Aumento do IOF em 2025: o que isso representa para empresas, MEIs e importadores?
Com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que validou o aumento do IOF sobre operações de crédito, pequenos, médios e grandes empresários começam