A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados promoverá, nesta segunda-feira (19), a partir das 13h, audiência pública para discutir a retomada da tributação de ICMS sobre os fertilizantes. Esses insumos, utilizados na produção agrícola, foram excluídos da renovação do benefício previsto pelo Convênio 100/97 e serão tributados de forma gradativa, partindo de 1% até 4% em 2025. A cobrança ocorrerá tanto nas operações internas quanto nas interestaduais.

Autor do requerimento da audiência pública, o deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) diz que a ideia é debater os impactos nos custos de produção dos produtores rurais e os reflexos da medida sobre a inflação e o preço dos alimentos, além de alternativas legais para impedir a taxação.
“Precisamos debater essa decisão tomada pelos secretários de Fazenda dos estados, porque ela trará repercussões econômicas importantes, justamente num momento de desemprego e crise econômica. Quem sabe ainda há espaço para corrigir esse erro”, avalia Jerônimo.
O Requerimento 4/2021 também recebeu o apoio dos deputados Evair de Melo (Progressistas-ES), Aline Sleutjes (PSL-PR) e Pedro Lupion (DEM-PR). Eles subscreveram o pedido de audiência pública, que será realizada de forma híbrida por conta dos protocolos de saúde. Ou seja, um pequeno grupo de pessoas estará dentro da sala da Comissão de Agricultura e os demais convidados participarão de forma remota.
Foram convidados representantes da indústria química, entidades ligadas ao setor produtivo de adubos e fertilizantes, entre outros.
Fonte: AGROemDIA

Milho e soja: governo analisa isenção de tarifa para importação na segunda
Setor de proteína animal quer poder comprar grãos de fora do Mercosul sem tributo, de forma a remediar os altos custos no mercado interno.

Setor de carnes do Brasil quer isenção de imposto para importar milho
Segundo associação, medida pode ajudar indústria caso haja algum problema com a segunda safra do grão no Brasil que, de acordo com analistas, foi plantando em um clima de alto risco.

Como Driblar a Crise do arroz e milho no Agronegócio
Tenha um diferencial competitivo através da Sistemática de Importação por Alagoas e saiba ela pode lhe auxiliar a se destacar no mercado mesmo com as dificuldades atuais.