Vários são os problemas ocasionados pela pandemia. Sabemos que desde o início de 2020, mais precisamente após o segundo semestre, ocorreu uma maior dificuldade em se respeitar prazos de entrega.
Com isso, houve uma significativa redução de containers disponíveis e o valor do frete teve um relevante aumento de custos.
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Soma-se a isso o fato da intensificação das cobranças mundiais para a redução da emissão de gás carbônico no meio ambiente, e o endurecimento dessas medidas influenciou no que conhecemos como crise energética.
Além disso, conforme extraímos do Jornal da USP, este tema vem sendo bastante debatido mundialmente, especialmente no que se refere à China, tendo em vista que é a potência que está sofrendo em maior intensidade com a falta de carvão mineral.
Não é novidade que em diversas cidades já houveram apagões que duraram horas ou até mesmo dias inteiros, com a finalidade de racionar os insumos que ainda possuíam.
Diante disso, os impactos que o país vem sofrendo são altos, voltando suas preocupações para a ampliação da produção de carvão mineral em suas principais mineradoras a fim de que o setor industrial não pare.
Situação semelhante é o que vem ocorrendo também com a Índia, talvez até mais gravemente, pois é um país que depende de cerca de 70% do carvão mineral para produção da energia elétrica e sua principal fonte advém da importação.
Um dos seus maiores problemas relatados consistem no aumento dos preços, em especial ocasionada pela inflação, dificultando a economia interna.
Como o jornal citado menciona, nos últimos 12 meses a inflação atingiu 10,25%, impactando com dureza as exportações, onde consta que de acordo com “um levantamento da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a escassez global de contêineres já gerou um impacto negativo de pelo menos US$ 1 bilhão sobre as receitas de exportações do agronegócio brasileiro”.
Um dos setores mais afetados da economia brasileira é o agronegócio, pois vários insumos necessários para o desenvolvimento deste departamento foram prejudicados graças a crise energética que a China vem enfrentando.
Mas para além disso, podemos dizer que o efeito gerado sobre a importação teve um papel significativo nas operações internas.
Tendo em vista que no setor de cargas há quase um monopólio de poder, uma vez que apenas 5 (cinco) empresas detém a concentração de seu sistema, corroborando com as dificuldades ocasionadas pela pandemia e a grande demanda, os preços subiram de forma exorbitante.
Sendo assim, vários investidores se viram diante de uma inviabilidade econômica para importação de mercadorias que são essenciais para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio.
Infelizmente, este cenário ainda é uma realidade, onde especialistas preveem que a alta do frete perdure até o segundo semestre de 2022.
Assim, o Comércio Exterior vem sofrendo com os sucessivos aumentos do frete e a falta de contêineres, e mais recentemente esse panorama tem piorado devido a crise energética mundial que com a alta demanda tem evoluído para a escassez de insumos.
Dessa forma, os setores que podem vir a se beneficiar com isso é o de energias alternativas, pois além de trazerem eficiência energética, solucionam o problema da poluição ambiental.
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