Insights

Pesquisar
Close this search box.

TJ-GO Reconhece Ilegalidade na Cobrança de ICMS-Difal

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
icms

A desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás, emitiu uma decisão marcante reconhecendo a ilegalidade da cobrança do Diferencial de Alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (Difal/ICMS) de empresas enquadradas no Simples Nacional pelo Estado de Goiás antes da vigência da Lei Estadual 22.424/2023, programada para entrar em vigor em 1° de março de 2024.

Descubra o benefício fiscal aplicável em todos os portos e aeroportos do Brasil, conheça detalhadamente a Sistemática de Alagoas e alcance uma redução de até 90% no seu ICMS com o Benefício de Alagoas.

A magistrada baseou sua decisão no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), especificamente no julgamento do Tema 1.284, que estabelece a necessidade de que a cobrança do ICMS-Difal para empresas optantes pelo Simples Nacional seja respaldada por lei estadual específica. 

A decisão do STF de repercussão geral determinou que a cobrança deste imposto deve ser fundamentada em uma legislação estadual clara e precisa.

Beatriz Figueiredo Franco ressaltou que, até a promulgação da Lei Estadual 22.424/2023, não havia respaldo legal para a exigência do ICMS-Difal das empresas optantes pelo Simples Nacional em Goiás. 

Segundo a desembargadora, “é imperativo reconhecer que a exigibilidade do ICMS-Difal das empresas optantes pelo Simples Nacional, como a impetrante, na forma aplicada pelo Estado de Goiás, somente ocorre após 01/03/2024, data do início da vigência da referida lei estadual”.

Descubra as vantagens do benefício fiscal que pode ser aplicado em todos os portos e aeroportos brasileiros.

Essa decisão judicial reforça a importância do cumprimento estrito da legislação tributária estadual e resguarda os direitos das empresas enquadradas no regime simplificado de tributação. 

A partir de março de 2024, a aplicação do ICMS-Difal para tais empresas em Goiás estará devidamente respaldada pela nova legislação estadual, conforme determinado pelo Tribunal de Justiça de Goiás.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Entre em contato conosco

Descubra como possuimos uma solução completa para a Gestão Tributária da sua empresa!

Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.