Insights

Pesquisar
Close this search box.

STF: PIS/Cofins Incide Sobre Locação de Bens

Saiba tudo sobre decisão do STF que valida a cobrança de PIS/Cofins sobre locações de bens móveis e imóveis, com destaque nos argumentos dos ministros e as opiniões de advogados.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Pis e Cofins

O Supremo Tribunal Federal (STF) validou, por 7 votos a 3, a cobrança de PIS e Cofins sobre receitas de locações de bens móveis e imóveis, afirmando que a tributação está autorizada pela Constituição.

A vitória no STF evita uma perda estimada em R$ 36,2 bilhões para a União em cinco anos, segundo a LDO 2024, embora advogados contestem esse valor, citando um número reduzido de ações judiciais sobre o tema.

Descubra o benefício fiscal aplicável em todos os portos e aeroportos do Brasil, conheça detalhadamente a Sistemática de Alagoas e alcance uma redução de até 90% no seu ICMS com o Benefício de Alagoas.

A divergência liderada pelo ministro Alexandre de Moraes argumentou que o conceito de faturamento abrange todas as receitas da atividade empresarial, mesmo antes da EC 20/1998. Esta tese foi seguida pela maioria dos ministros, enquanto os ministros Marco Aurélio e Luiz Fux, relatores dos processos envolvidos, consideraram que o conceito de faturamento só foi ampliado após a emenda constitucional.

A tese estabelecida pelo Plenário afirma que a contribuição para o PIS e a Cofins é constitucional sobre as receitas provenientes da locação de bens móveis ou imóveis quando configurar atividade empresarial do contribuinte. Essa decisão marca uma mudança na interpretação jurisprudencial anterior e pode resultar em uma modulação de efeitos da decisão.

Descubra as vantagens do benefício fiscal que pode ser aplicado em todos os portos e aeroportos brasileiros.

Advogados envolvidos destacam que há poucos processos sobre o tema aguardando decisão e questionam o impacto financeiro previsto pelo governo. A procuradora-geral adjunta de representação judicial da PGFN afirmou que as argumentações da União foram contempladas nas teses estabelecidas pelo STF nos julgamentos dos temas pertinentes.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Entre em contato conosco

Descubra como possuimos uma solução completa para a Gestão Tributária da sua empresa!

Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.