Para ajustar as contas do Estado de São Paulo em função da pandemia, a Secretaria da Fazenda do Estado publicou alguns ajustes que implicarão aumento de até 207% no ICMS.
Entre os setores impactados estão: veículos novos e usados, TVs por assinatura, refeições, móveis, saúde e construção. E, segundo o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, é certo que esse aumento será repassado aos consumidores.
“Com a mudança, a partir de janeiro, as alíquotas do ICMS desses produtos terão consideráveis elevações, tornando ainda mais pesadas cargas tributárias. Em situação de crise isso se mostra um novo complicador. Outro ponto é que certamente em muitos casos os referidos estabelecimentos repassarão esse aumento para o consumidor, encarecendo os preços desses produtos e serviços”, analisa Richard Domingos

Pautas Fiscais em Alagoas: O Tabelamento de Preços Velados
Conheça o que são as Pautas Fiscais, como se dá o seu funcionamento e de que modo esse instrumento afeta o mercado.

Sancionada lei que põe fim a benefícios fiscais do ICMS no estado de São Paulo
Lei que põe fim a benefícios fiscais do ICMS foi sancionada pelo governador João Doria e vai contra vontade de diversas empresas e conselhos.
ICMS
Em 16 de outubro de 2020, o Estado de São Paulo publicou diversas normas alterando a legislação do ICMS, com a finalidade de aumentar a arrecadação. São medidas de ajuste fiscal e equilíbrio das contas públicas, em face da pandemia do Covid-19.

“Os decretos 65.252/2020, 65.253/2020, 65.254/2020 e 65.255/2020 têm a finalidade de aumentar a arrecadação de impostos, para superar o rombo ocasionado pela crise. São medidas de ajuste fiscal para equilíbrio das contas públicas, em face da pandemia do Covid-19. Contudo, existem vários desses decretos que representarão aumentos desse tributo, complicando ainda mais as finanças das empresas”, explica o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil.
Dentro das ações previstas pelos decretos estão prorrogação para até 31 de dezembro de 2022 do prazo final de determinados benefícios, a redução do percentual de alguns benefícios, aumento das alíquotas com mercadorias por dois anos, entre outros assuntos.
Essa majoração está prevista para vigorar por dois anos, ou seja, até 15 de janeiro de 2023, segundo os decretos, restando saber se daqui dois anos o governo vai publicar novo decreto restabelecendo as alíquotas anteriores, fato que ainda é incerto.
E uma boa maneira de driblar o aumento de ICMS é obter uma vantagem competitiva em meios aos concorrentes, assim como faz a Sistemática de Importação por Alagoas.
Conheça mais sobre a Sistemática Alagoana através da Xpoents. Entre em contato conosco através dos comentários abaixo, envie um e-mail para que possamos responder todas as suas dúvidas em contato@xpoents.com.br ou entre em contato através de nosso telefone +55 82 3025.2408. Ficamos no aguardo de seu contato!
Fonte: Contábeis

Materiais de Construção: Reduza Custos na Importação
Entenda a redução do imposto de importação no setor de materiais de construção e saiba como o Benefício Fiscal de Alagoas pode ajudar a aumentar os lucros da operação.

Governo Confirma Corte de 10% em Imposto de Importação
Governo reduziu tarifa de 87% da cesta de mercadorias comercializada; o incremente no PIB será de R$ 533 bilhões.

Dólar Segue em Queda com Investidor Atento à Política do BC Americano
Cena externa merece acompanhamento de perto. O dólar se mantém em queda firme contra o real.

Brasil Firma Acordo de Reconhecimento Mútuo do OEA com Outros Dez Países das Américas e Caribe
O subsecretário-geral da Receita Federal, auditor-fiscal José de Assis Ferraz Neto, assinou o documento em evento na cidade de São Paulo.

Câmara Rejeita PL que Cobraria Imposto de Importação em Plataformas Digitais do Exterior
Os empresários brasileiros alegam haver uma concorrência desleal com os marketplaces do exterior

Subvenções para Investimento: Quais são as Hipóteses de Não Tributação?
Saiba o que é Guerra Fiscal e conheça as posições doutrinárias e jurisprudenciais acerca do tratamento tributário dos benefícios fiscais e subvenções para investimentos.