fbpx

Importadores Pedem Investigação sobre Aumento dos Fretes Marítimos

A Abidip informa que o frete de importação da Ásia para o Brasil chegou a US$ 11.150 em janeiro deste ano, número 472% superior ao do mesmo mês de 2020
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Originalmente Publicado em:. Importadores pedem investigação do MPF sobre aumento dos fretes marítimos – Amauri Segalla – Estado de Minas

A Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip) pediu ao Ministério Público Federal que investigue a atuação de grandes empresas do mercado de transporte marítimo de contêineres, os chamados “armadores”.

A entidade critica o aumento de preços do frete marítimo internacional e a manutenção dos valores mesmo com adequação entre oferta e demanda. A Abidip informa que o frete de importação da Ásia para o Brasil chegou a US$ 11.150 em janeiro deste ano, número 472% superior ao do mesmo mês de 2020, período anterior à pandemia.

“A concentração de mercado dos grandes conglomerados é prejudicial ao comércio internacional, que se torna refém do preço e disponibilidade de contêineres e navios de poucas empresas”, diz Jesualdo Silva, presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP).

 “ No Brasil, essa questão ainda é mais grave, já que somente dois grupos de armadores são responsáveis pelo transporte marítimo de 55% das cargas.”

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Entre em contato conosco

Descubra como possuimos uma solução completa para a Gestão Tributária da sua empresa!

Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.