fbpx

Brasil Deve Importar Diesel Diretamente da Rússia

Brasil de iniciar a importação de diesel da Rússia, afirmou nesta segunda-feira (11) o presidente Jair Bolsonaro.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Gigantes do frete marítimo, Maersk e MSC suspendem transporte de contêineres à Rússia

Originalmente Publicado em:. Brasil deve importar diesel diretamente da Rússia, diz Bolsonaro | O Antagonista (uol.com.br)

Alinhamento vem se desenhando desde junho, com reunião do Brics; hoje, país importa três em cada cinco litros de diesel dos EUA.

O Brasil estaria nos trâmites finais de um acordo com a Rússia para a importação de óleo diesel para o país, diminuindo a dependência do país para o combustível vendido dos Estados Unidos. A revelação foi feita pelo próprio presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (11) em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada.

“Agora está quase certo um acordo para comprarmos diesel bem mais barato da Rússia”, disse Bolsonaro. “A Petrobras, alguns lá, compravam bem mais caro.” 

O acordo estaria sendo costurado entre Brasília e Moscou desde a reunião virtual do BRICs, em junho -nele, Bolsonaro pediu uma maior cooperação econômica do grupo.

Hoje, a maior parte do combustível importado pelo Brasil vem da América do Norte: entre janeiro e junho desse ano, o país importou US$5,8 bilhões dos Estados Unidos, 60% do total nacionalizado. Em seguida vieram Emirados Árabes Unidos (9,9%) Índia (9%) e Países Baixos (2,6%).

O Brasil pode se aproveitar de um excedente feito pela Rússia, que está com a venda de óleo comprometida para a União Europeia, até então seu maior mercado. O volume de importação do óleo vindo pra Rússia desde janeiro é de US$ 265 milhões, cerca de 2,4% do total importado.

ICMS Alagoas
[Publicidade]
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Entre em contato conosco

Descubra como possuimos uma solução completa para a Gestão Tributária da sua empresa!

Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.