fbpx

Frete marítimo pode elevar preço no Brasil em 1,2%, aponta Unctad

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Os preços ao consumidor no Brasil poderão ter alta adicional de 1,2% no ano que vem por causa do persistente encarecimento do frete marítimo, segundo a Agência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad).

A alta dos fretes resulta em elevação no preço das importações globalmente em cerca de 11%, com defasagem de um ano. Por sua vez, os preços ao consumidor são menos afetados comparados com os preços importados, em razão de menor proporção de mercadorias transportadas por navios internacionais.

A Unctad explica que sua simulação leva em conta as altas atuais dos custos de fretes marítimos e os correspondentes aumentos no custo de produção, que seriam inteiramente repassados aos consumidores, sem mudanças em outros componentes como salários.

O impacto do frete marítimo varia de país, indo de 1,2% de alta no preço ao consumidor no Brasil a a 4,2% na Eslováquia.

Fonte: Valor Econômico

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

LEIA TAMBÉM:

Importação de Fertilizantes sobe 81%
Importação de Fertilizantes Sobe 81% em Abril

Associação alega que foram compras de importação de fertilizantes feitas antes do conflito na Ucrânia. O Brasil importou em abril 3,24 milhões de toneladas de fertilizantes, o que representa um aumento de 81,5% sobre o volume registrado no mesmo mês de 2021.

Leia mais »
Fale com um de nossos consultores

Descubra como possuimos uma solução completa para a Gestão Tributária da sua empresa!

Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.
Descubra como reduzir seus custos na importação de forma 100% segura
Acesse agora nosso e-book e obtenha uma vantagem competitiva em meio aos seus concorrentes.
E-book grátis