Alagoas Isenta ICMS para Fomentar Combustíveis Sustentáveis

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
icms

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou, nesta semana, a adesão de Alagoas ao convênio que autoriza a isenção do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadoria e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) para operações destinadas à fabricação de combustíveis sustentáveis. 

O Convênio ICMS nº 97, publicado na última terça-feira (23), modifica o Convênio ICMS nº 49 de abril de 2024, ampliando os benefícios para empresas que atuam na produção de SAF (combustível sustentável de aviação), Biometano, Biogás, Metanol e CO2.

De acordo com Bruno Macedo, superintendente de Políticas Energéticas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) de Alagoas, a adesão ao convênio posiciona o estado como um polo competitivo na atração de investimentos em energia renovável. 

Alagoas já se destaca na produção de combustível sustentável de aviação, com empresas como o grupo alagoano da Usina Coruripe entre os principais players nacionais autorizados a fornecer etanol para a indústria de bioquerosene de aviação.

Descubra o benefício fiscal aplicável em todos os portos e aeroportos do Brasil, conheça detalhadamente a Sistemática de Alagoas e alcance uma redução de até 90% no seu ICMS com o Benefício de Alagoas.

“Através dessas iniciativas, buscamos não apenas fomentar o desenvolvimento econômico estadual, mas também promover um ambiente propício para inovações tecnológicas e investimentos em energias limpas”, afirmou Alice Beltrão, secretária estadual.

A cooperativa Pindorama e a ZEG Biogás anunciaram planos para construir uma usina pioneira no Nordeste, localizada no distrito de Pindorama, município de Coruripe. 

Descubra as vantagens do benefício fiscal que pode ser aplicado em todos os portos e aeroportos brasileiros.

Esta unidade será a primeira na região a produzir biogás e biometano a partir da vinhaça de cana-de-açúcar, com previsão de início da produção para dezembro de 2025.

Com estas medidas, Alagoas reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a diversificação de sua matriz energética, impulsionando a economia local e atraindo novos empreendimentos para o setor de energias renováveis.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Entre em contato conosco

Descubra como possuimos uma solução completa para a Gestão Tributária da sua empresa!

Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.