fbpx

Conheça os Maiores Navios Cargueiros do Mundo

Entenda mais sobre os Navios Cargueiros e o que o cercam, sua origem e importância!
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Sumário

Dentre os meios de transporte, a navegação por meio de um navio cargueiro é uma das modalidades mais antigas de meios de transporte e marca sua importância desde a Antiguidade.

Essa modalidade funcionava para além do transporte de mercadorias, para transportar pessoas, ouro e especiarias que desenvolveu a economia de muitos países.

Pelo papel tão importante na história até os dias atuais, devemos entender e saber mais sobre sua importância e quais são os maiores na atualidade, visto que, em um mundo globalizado como está atualmente, a navegação cresceu e já possui uma capacidade maior que na antiguidade.

E por sua capacidade ser maior que qualquer meio de transporte, entenderemos como funciona esse processo de movimentação de cargas, que acaba gerando grande competitividade até em suas tarifas de frete.

Neste texto, entenderemos mais sobre sua abrangência internacional, que hoje em dia expandiu-se na exportação e importação, onde boa parte das mercadorias são transportadas por vias marítimas.

Se tiver interesse no assunto abordado e como ele faz a economia se movimentar a cada dia, continue conosco nesse breve estudo.

Tipos de navegação

De início, devemos entender o conceito tradicional de navegação, podendo ser 

considerada a movimentação no espaço marítimo em percursos estabelecidos, que muitas vezes é voltada para objetivos comerciais.

Mas também pode ser uma viagem ou um transporte dentro das águas do mar, sobre a superfície dos rios e dos lagos. 

Sua origem não é certa, pois pode-se dizer que a navegação nasceu com a humanidade, de maneira que procurar um início de tudo seria uma tarefa muito difícil, mas com certeza tudo deve ter começado por força da necessidade de sobreviver. 

Observamos que a globalização que tanto escutamos nos dias de hoje também foi parte das conquistas dos novos continentes. Sendo necessário muita coragem para todos aqueles que se lançam em busca de parcerias ligadas ao comércio marítimo. 

No início, as condições da atmosfera, aliadas às precárias condições tecnológicas dos instrumentos de navegação, eram sem dúvida, as principais barreiras para se navegar com segurança. 

As embarcações não eram tão resistentes diante das tempestades marinhas, sendo difíceis à prática da navegação em tais condições. Mesmo à custa de muitas vidas, descobrindo novos continentes e rotas comerciais, fez de uma geração de marinheiros.

Com o passar dos tempos, os avanços tecnológicos tornaram as aventuras marítimas mais seguras, fazendo com que a atividade comercial prosperasse, estreitando as relações entre as nações separadas por oceanos e mares.

Desse modo, os principais tipos de navegação existentes foram divididas em: Navegação de Cabotagem; Navegação de Longo Curso; Navegação de Apoio Marítimo; e Navegação de Apoio Portuário.

A navegação de cabotagem, podendo ser caracterizada como aquela realizada entre os portos ou pontos do território brasileiro, utilizando a via marítima e as vias navegáveis interiores.

A navegação de longo curso, sendo uma navegação realizada entre portos brasileiros e estrangeiros. Navegação interior, é aquela realizada em hidrovias interiores, em percurso nacional ou internacional.

Outra navegação é a de apoio marítimo, que é a realizada para o apoio logístico a embarcações e instalações em águas territoriais nacionais e na Zona Econômica, que atuem nas atividades de pesquisa e lavra de minerais e hidrocarbonetos.

E por fim, a navegação de apoio portuário, que é realizada exclusivamente nos portos e terminais aquaviários, para atendimento a embarcações e instalações portuárias.

Logística

Por ser uma das responsáveis pela expansão do comércio exterior, a logística, se bem utilizada, pode ser uma forma estratégica para atrair um diferencial competitivo nas negociações.

Dentro dessa logística, existe a logística internacional que possui o objetivo principal de melhorar os sistemas logísticos com parceiros externos, ou seja, os processos que ligam fabricantes, indústrias, fornecedores e assim por diante. 

Visto que, ela está ligada com a parte estratégica da corporação, afinal, busca otimizar os fluxos de armazenamento dos produtos até a realização da entrega do mesmo. 

E junto ao crescimento da globalização, as empresas foram se tornando cada vez mais competitivas, com visões cada vez mais atualizadas sobre seus procedimentos, negócios e produtos. 

Tornando de extrema importância para os donos de empresa que utilizam do meio de navegação, adotar uma logística que melhor irá se encaixar em suas necessidades, para assim trazer um melhor resultado em suas navegações.

Maiores Navios Cargueiros do Mundo

Os transportes marítimos utilizados na navegação facilitam a demanda, pois permitem a movimentação de enormes quantidades de cargas em uma só viagem de embarque. 

Com isso, a produtividade desses enormes navios, é o motivo para que cresçam em tamanho, capacidade de carga e capacidade operacional, sendo capaz de se expandir cada vez mais.

Podemos ver que alguns dos maiores navios cargueiros do mundo são encontrados no transporte ultramarino dos contêineres, nos transportes de petróleo, e no transporte de grãos, entre diversos outros.

No transporte de contêineres podemos ver o HMM Algeciras sendo considerado o maior navio porta contêiner do mundo, com sua capacidade tão alta que chega a parecer impossível, suportando até 24 mil contêineres de 20 pés na extensão de seu comprimento.

Outro exemplo seria o OOCL Hong Kong, que pode ficar na segunda colocação. Ele também já foi considerado o maior navio porta contêineres do mundo, a grande diferença é que ele foi superado apenas pelo HMM, mas ainda recebe muita relevância no mundo.

Visto que, por ser o segundo maior portal de contêineres, representa o transporte para diversos locais da Europa e Japão. Fazendo uma rota em muitos países em um prazo de 77 dias, o que chama bastante atenção considerando que ele deve passar um tempo parado em cada uma delas.

Já no transporte de petróleo podemos ver o Knock Nevis, sendo o maior navio do mundo no ramo. Em sua grande história ele já até mesmo sofreu com os ataques na guerra do Iraque, quando aconteceu alguns danos. Porém, isso não diminuiu o valor que esse grande navio carrega.

Por último, mas não menos importante, temos o transporte de grãos, relacionado a uma multinacional brasileira que possui diversos navios com essa função, o que torna esse, apenas mais um dos vários. É claro que ele merece um destaque por apresentar tanta capacidade. O Vale Brasil:

Importância dos Navios Cargueiros

Sabendo que o objetivo dos navios é de realizar desde o transporte de pessoas, mercadorias e produtos que movimentam a economia de diversos países, permitindo também que alianças comerciais internacionais sejam feitas. 

Sua importância é voltada para o desenvolvimento do mundo globalizado que conhecemos hoje, os navios passaram por diversas evoluções tecnológicas ao longo da história.

A modernização dos sistemas e a tecnologia de ponta no Comércio Exterior vem sendo cada vez mais utilizada para facilitar o transporte, a manutenção e prevenir acidentes.

Com o cenário cada vez mais globalizado e com a tecnologia cada vez mais presente, os navios cargueiros transportam altos volumes de carga entre nações, fornecendo assim matéria-prima para países que possuem maior desenvolvimento tecnológico que fornecem produtos industrializados e equipamentos

Esse meio de transporte possibilita o transporte de milhares de toneladas de carga entre os países com baixo custo de frete e maior agilidade e eficiência. No mundo, boa parte de todas as mercadorias que circulam são transportadas por meios marítimos.

Por se tratar de um recurso estratégico fundamental para as Relações Internacionais e também para o Comércio Exterior, foram criados órgãos intervenientes para definir leis, regras, normas e regulamentações para o modal marítimo que abrange o âmbito internacional e nacional.

Por esses e outros motivos que fazem nossa economia se movimentar, os Navios Cargueiros podem ser considerados fundamentais para indústria e comércios no mundo inteiro.

Desse modo, para um estudo mais eficaz, sugerimos outros artigos na página sobre assuntos relacionados ao tema.

Restaram dúvidas? Ficou interessado(a) nas operações de importação por conta e ordem? Nós estamos aguardando seu contato para responder a todas as suas perguntas. Envie-nos um e-mail para contato@xpoents.com.br ou entre em contato através de nosso número: +55 82 3025.2408. E pelo WhatsApp: https://bit.ly/xpoents

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

LEIA TAMBÉM:

Fale com um de nossos consultores

Descubra como possuimos uma solução completa para a Gestão Tributária da sua empresa!

Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.
Descubra como reduzir seus custos na importação de forma 100% segura
Acesse agora nosso e-book e obtenha uma vantagem competitiva em meio aos seus concorrentes.
E-book grátis