fbpx

Rússia prepara cota com isenção de impostos para carnes vermelhas brasileiras

A Rússia está pronta para reconsiderar sua política de importação de carnes brasileiras.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Atualmente, 9 produtores de carne suína e 3 usinas de processamento de carne bovina podem entrar no mercado russo, com uma tarifa de 15% aplicada para volumes de até 530.000 toneladas de carne vermelha. No entanto, após encontro entre a ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina e Sergey Dankvert, chefe do Rosselkhoznadzor, órgão veterinário russo, foi planejada uma visita de inspeção ao Brasil no 1º trimestre de 2022, com o objetivo de qualificar novos frigoríficos brasileiros para as exportações.

Há quatro anos, o Brasil perdeu grande parte do mercado russo por conta de escândalos envolvendo a qualidade da carne exportada. Agora pode voltar a esse mercado se as negociações que estabelecerem uma cota com isenção de impostos para a carne brasileira se tornarem realidade.

Fontes de ambos os lados estão falando sobre 200.000 toneladas de carne bovina e 100.000 toneladas de carne suína que estão prestes a entrar no mercado russo no próximo ano, caso um acordo de livre comércio esteja prestes a ser assinado.

Antes de 2018, 43% das exportações brasileiras de carne suína eram destinadas à Rússia. O aumento das importações de carne suína também pode ajudar o Kremlin a manter a inflação sob controle. Atualmente, a China é o principal destino da carne suína brasileira, com 481,9 mil toneladas embarcadas entre janeiro e outubro.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

LEIA TAMBÉM:

Fale com um de nossos consultores

Descubra como possuimos uma solução completa para a Gestão Tributária da sua empresa!

Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.
Descubra como reduzir seus custos na importação de forma 100% segura
Acesse agora nosso e-book e obtenha uma vantagem competitiva em meio aos seus concorrentes.
E-book grátis