ICMS/ST Suspenso para Vinhos, Laticínios e Água Mineral no RJ

Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro restabeleceu o decreto que suspende o ICMS/ST para vinhos, laticínios e água mineral.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A Fecomércio RJ celebrou a aprovação de mais um pleito, com o restabelecimento do decreto que suspende o ICMS/ST para vinhos, laticínios e água mineral produzidos no estado do Rio de Janeiro.

Na quinta-feira (27/06), os deputados aprovaram, em regime de urgência, o Projeto de Decreto Legislativo Número 49.128/24. 

Descubra o benefício fiscal aplicável em todos os portos e aeroportos do Brasil, conheça detalhadamente a Sistemática de Alagoas e alcance uma redução de até 90% no seu ICMS com o Benefício de Alagoas.

Este projeto restabelece o decreto número 48.039/22, suspendendo o regime de substituição tributária (ST) para uma variedade de produtos, incluindo água mineral ou potável envasada, leite, laticínios e correlatos, vinhos, vinhos espumosos nacionais, espumantes, filtrados doces, sangria, sidras, cavas, champagnes, proseccos, cachaça, aguardente e outras bebidas destiladas ou fermentadas.

A suspensão aplica-se a esses produtos independentemente de serem produzidos ou não no estado do Rio de Janeiro.

O decreto limitava a suspensão da substituição tributária (ST) para operações internas de água mineral ou potável envasada, leite, laticínios e correlatos apenas quando produzidos por estabelecimentos localizados no estado do Rio de Janeiro. 

Descubra as vantagens do benefício fiscal que pode ser aplicado em todos os portos e aeroportos brasileiros.

Em contrapartida, a suspensão do ICMS/ST era estendida a vinhos, vermutes, aguardentes, licores, uísques e outras bebidas destiladas ou fermentadas produzidas ou com origem em qualquer unidade federativa do país.

A motivação para a edição dos decretos veio de uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, no Agravo em Recurso Extraordinário (ARE) 1.487.482, movido pelo Estado do Rio de Janeiro. 

O ministro reconheceu a constitucionalidade do decreto número 48.039/22, validando a suspensão da aplicação do regime de substituição tributária para os produtos tanto fabricados no estado quanto fora dele.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Entre em contato conosco

Descubra como possuimos uma solução completa para a Gestão Tributária da sua empresa!

Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.