fbpx

Como a covid afeta o agro: alta no preço dos fertilizantes chega a 200%

Brasil depende de importações no setor; com a pandemia, a China decidiu restringir vendas externas e produção na Europa sofre os efeitos da crise energética
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Ao longo dos últimos dias, milhares de agricultores brasileiros acompanham as notícias sobre a pandemia com atenção redobrada. O surgimento da variante Ômicron, na África do Sul, e os riscos que ela pode trazer para os países viraram assunto nas grandes fazendas e nas associações de produtores rurais. “A possibilidade de uma nova fase de distanciamento social acende a luz amarela no agro brasileiro com temor da volta de entraves logísticos no portos”, explica Guilherme Bellotti, gerente de Consultoria Agro do Itaú BBA.

Uma das maiores preocupações diz respeito a novos impactos nas cadeias globais de abastecimento, que entraram em pane no ano passado. Nos principais portos do mundo, contêineres ficaram presos nos pátios esperando um embarque que nunca chegava. Com o abrandamento dos surtos de covid, a situação começou a entrar novamente nos eixos, sem nunca se recuperar totalmente. No agronegócio, cargas de produtos que rodam o mundo, como fertilizantes e defensivos agrícolas, passaram a levar meses para chegar ao destino final.

E não foi só isso. Com a retomada econômica nos países ricos e em desenvolvimento, veio a crise energética, pois a produção de petróleo, reduzida em função da queda na demanda em 2020 e a transição para energias limpas, não deu conta de suprir as novas necessidades mundiais. A opção foi o gás natural, cujo preço, pressionado por uma forte procura, foi às alturas – na Europa, o aumento chegou a 1.000% só neste ano.

Produtores de fertilizantes à base de nitrogênio, cuja fabricação depende de grandes quantidades de gás natural, acusaram logo o baque. A inflação desse tipo de insumo bateu fácil na casa dos 200% ao longo do ano, acompanhados pelos fosfatados (aumento de 220%).

A fabricação de amônia, usada na composição do produto, também foi fortemente impactada, com empresas como a Yara anunciando a redução de 40% de sua capacidade na Europa, enquanto a CF Industries decidiu fechar duas fábricas no Reino Unido.

Fonte:. Como a covid afeta o agro: alta no preço dos fertilizantes chega a 200% | Exame

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

LEIA TAMBÉM:

Fale com um de nossos consultores

Descubra como possuimos uma solução completa para a Gestão Tributária da sua empresa!

Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.
Descubra como reduzir seus custos na importação de forma 100% segura
Acesse agora nosso e-book e obtenha uma vantagem competitiva em meio aos seus concorrentes.
E-book grátis