Brasília – A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados debate nesta quarta-feira (14) medidas de liberalização no comércio exterior. A audiência pública atende a requerimento do deputado Zé Neto (PT-BA).
Segundo o parlamentar, o governo tem promovido medidas unilaterais de liberalização do comércio exterior com o objetivo de ampliar importações, mas sem contrapartidas. Ele cita a edição de ato normativo de redução de Imposto de Importação para Bens de Capital (BK) e Bens de Informática e Telecomunicações (BIT).

G20 deve endossar mudança na tributação de empresas internacionais neste sábado
G20 deve endossar mudança na tributação de empresas internacionais neste sábado Os chefes de finanças do Grupo das 20 principais economias devem endossar neste sábado

Novas Regras para atuar no Comércio Exterior passam a vigorar a partir de Dezembro
Instrução Normativa regulamenta a habilitação para atuar no comércio exterior prevê menos burocracia.
“A medida unilateral sobre BK e BIT não está vinculada a qualquer negociação de contrapartida na forma de abertura de mercados às exportações brasileiras”, afirma. Segundo Zé Neto, o aumento na importação desses bens, “gera preocupação com a possibilidade de desindustrialização no País, por meio da substituição da produção interna por produtos estrangeiros”.
Foram convidados:
– o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Carlos da Silva;
– o presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato;
– o presidente-executivo da Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), José Velloso Dias Cardoso; e
– o professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Uallace Moreira Lima.
A audiência será realizada às 16 horas, no plenário 5. O público poderá acompanhar e participar do debate pela internet.
Fonte: Comex do Brasil
Comissão