Alesc Recebe PL que Concedem Benefícios Fiscais de ICMS

Santa Catarina tramita projetos de lei com novos benefícios fiscais de ICMS, beneficiando 700 empresas e preservando 230 mil empregos.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
ICMS

Nesta semana, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) começou a tramitar dois projetos de lei (PL) do Executivo que introduzem novos benefícios fiscais de ICMS e modificam aspectos da legislação sobre o imposto. 

Esses projetos fazem parte do pacote tributário anunciado pelo governo catarinense no mês passado e serão votados após o retorno do Legislativo do recesso parlamentar de julho, no dia 1º de agosto.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), os projetos incluem cinco ajustes na legislação tributária do ICMS e dez medidas de estímulo fiscal. 

As medidas propostas beneficiarão aproximadamente 700 empresas e ajudarão a preservar mais de 230 mil empregos no estado.

Descubra o benefício fiscal aplicável em todos os portos e aeroportos do Brasil, conheça detalhadamente a Sistemática de Alagoas e alcance uma redução de até 90% no seu ICMS com o Benefício de Alagoas.

O PL 343/2024 prevê a concessão de benefícios fiscais para diversos setores, incluindo fabricantes de eletrodomésticos, torres de transmissão, postes galvanizados, móveis, suco de frutas, além de estabelecimentos que industrializam trigo. 

Também contempla medidas para a cadeia leiteira e operações com mandioca e arroz.

Outro projeto, o PL 319/2024, propõe a alteração da Lei 18.827/2024, que concede benefício fiscal na venda de querosene de aviação. 

A mudança visa aumentar o número de voos comerciais em Santa Catarina, flexibilizando os critérios para que as companhias aéreas possam acessar esse benefício.

Descubra as vantagens do benefício fiscal que pode ser aplicado em todos os portos e aeroportos brasileiros.

]Por se tratarem de projetos de natureza tributária, os PLs 342/2024 e 343/2024 serão analisados exclusivamente pela Comissão de Finanças e Tributação da Alesc antes de serem votados em plenário. 

Ambos tramitam em regime de urgência, demonstrando a importância e a prioridade dessas medidas para o governo catarinense.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Entre em contato conosco

Descubra como possuimos uma solução completa para a Gestão Tributária da sua empresa!

Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.