fbpx

Navio desgovernado colide no Porto de Santos: Veja os Impactos

Navio Porta Container Cap San Antonio, de mais de 330m de comprimento e capacidade de 10.000 TEU, colidiu e causou susto e danos no litoral santista.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Neste domingo (20), o navio Cap. San Antonio causou grande tumulto no porto de Santos (SP) ao colidir com o atracadouro da balsa Santos – Guarujá. 

Navio Cap San Antonio

Ocorreu que,  o navio, pertencente à multinacional Hamburg Süd, bateu no atracadouro do porto de Santos por volta de 13h30.

Essa situação gerou congestionamento entre a travessia sentido Santos – Guarujá que estava com filas de 50 minutos e  Guarujá – Santos, a qual estava com filas mínimas de 55 minutos, segundo o Departamento Hidroviário de São Paulo. 

A situação gerou grande tensão para aqueles que estavam próximos ao local no momento da colisão, tanto para os funcionários do Dep. Hidroviário, quanto para quem estava dentro dos carros que, naquele momento, estavam fazendo a travessia em uma das balsas. 

Quem estava na hora, prontamente tirou fotos e gravaram vídeos, e comemoraram o fato da colisão não ter causado um transtorno maior do que a que causou. 

Veja imagens abaixo:

Danos no porto de Santos
Impacto de Navio Desgovernado

Até o presente momento não há indícios de poluição ambiental causada pelo navio, ou vítimas. 

A Capitania dos Portos de São Paulo informou que o acidente deixou inoperante apenas a parte do atracadouro onde embarcam as bicicletas e motos, além de causar danos no navio Cap San Antonio.

Depois do ocorrido, segundo a Capitania, o navio foi encaminhado para a área de fundeio do porto, para que fosse avaliada suas condições de segurança.  De acordo com o site Marine Traffic, de rastreamento de embarcações, o navio ainda se encontra no porto de Santos, mas seu destino já é certo, se não forem verificadas irregularidades com a embarcação,  a mesma será encaminhada para Paranaguá. 

Inclusive, equipes de peritos e da inspeção naval da Capitania dos Portos estavam averiguando a colisão.

Em nota, a Hamburg Süd confirmou que o navio Cap San Antonio esteve envolvido no incidente ao sair do complexo portuário em rota para o porto de Paranaguá: 

“A empresa confirma que o Navio Cap San Antonio, esteve envolvido em um incidente em Santos – Brasil este domingo, 20 de junho, ao sair do complexo portuário em rota para o porto de Paranaguá. Até o momento não há registro de vítimas envolvidas no incidente, dentro ou fora do navio, ou que a região tenha sido poluída de alguma forma. A companhia está avaliando a situação e colabora com as autoridades.” diz comunicado da multinacional. 

Essa notícia nos faz lembrar de quando o navio Ever Given encalhou no Canal de Suéz e bloqueou a passagem de centenas de navios e causou severos danos à economia mundial e encareceu os fretes. 

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

LEIA TAMBÉM:

Fale com um de nossos consultores

Descubra como possuimos uma solução completa para a Gestão Tributária da sua empresa!

Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.
Descubra como reduzir seus custos na importação de forma 100% segura
Acesse agora nosso e-book e obtenha uma vantagem competitiva em meio aos seus concorrentes.
E-book grátis