
Os Auditores-Fiscais de todo o país estão planejando uma megaoperação denominada “Operação Risco Zero” como parte de uma intensificação das ações de mobilização da categoria. A ação conjunta ocorrerá na próxima quinta-feira (1º) e envolverá Auditores-Fiscais lotados em diversos portos e aeroportos, como Rio de Janeiro, Itaguaí, Vitória, Santos, Itajaí, Salvador, Campinas, Guarulhos, Manaus, Porto Alegre, Recife, entre outros.
A principal finalidade da “Operação Risco Zero” é chamar a atenção do governo para a regulamentação do bônus de eficiência, e para isso, os Auditores-Fiscais pretendem realizar uma série de atividades de fiscalização. Isso incluirá a vistoria minuciosa de veículos, a conferência das notas fiscais das cargas, a inspeção da cabine e do lastro dos caminhões, entre outros procedimentos. O objetivo é garantir o cumprimento das normas e evitar riscos e irregularidades nas operações aduaneiras.
Além disso, a mobilização também envolverá outras estratégias, como o apoio das equipes de repressão e o engajamento de todos os modais para demonstrar compromisso e coesão. Durante a Assembleia Nacional realizada no dia 15 de maio, os Auditores-Fiscais aprovaram três dias de “apagão”, nos quais os computadores da Receita não serão ligados e as cargas não serão conferidas ou desembaraçadas, com exceção de itens perecíveis, cargas vivas, medicamentos e cargas perigosas.
A participação dos Auditores-Fiscais que atuam nos tributos internos também é considerada importante, podendo participar de caravanas até as unidades aduaneiras e demonstrando seu apoio fixando faixas e cartazes de mobilização nos prédios da Receita Federal. Nesse contexto, o apoio dos Comandos Locais de Mobilização (CLM) e das Delegacias Sindicais (DS) será fundamental para a organização desses eventos e para garantir o sucesso da mobilização.
A “Operação Risco Zero” visa pressionar o governo e reivindicar a regulamentação do bônus de eficiência, buscando uma maior valorização da categoria e melhores condições de trabalho. Os Auditores-Fiscais estão determinados a demonstrar sua indignação pela demora na regulamentação por meio de ações de mobilização em todo o país.
Leia também: Sistemática Alagoana: Sua Aliada nas Importações (xpoents.com.br)