De acordo com dados divulgados pelo Comex Stat, houve um aumento nas relações comerciais Brasil-Catar, onde a importação Brasileira de produtos do Catar aumentou este ano, – período entre janeiro e outubro de 2022 – chegando a movimentar US$1 bilhão, com destaque para os fertilizantes e gás natural liquefeito.
O aumento chegou a 167% no período analisado, em comparação ao ano passado, com movimentação de 340 bilhões.
Um dos produtos que merecem destaque, são as carnes. Cerca de 70% das aves consumidas pelos catarianos são brasileiros.
Esse aumento na demanda pode ser explicado pois o Catar passou a ter uma visibilidade maior por ser sede da copa do mundo. Além disso, o perfil econômico do país também influenciou, pois os catarianos são um dos maiores produtores de petróleo do mundo, segundo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo do (OPEP).
Além do mais, o Catar deixou de pertencer à OPEP em janeiro de 2019, o que fez com que o país concentrasse a produção em gás natural liquefeito, tornando-se o principal exportador desse produto no planeta.
Mas apesar disso, a demanda de bovinos e aves é maior que a produção interna do país, o que torna o Catar bastante dependente das carnes advindas do exterior.
Trazendo um comparativo das relações comerciais Brasil-Catar do ano anterior, pode-se perceber um aumento na maioria dos setores de negociação. Veja abaixo!
De uma forma geral, os dados apresentados em 2021 pelo Comex Stat para Brasil-Catar foram os seguintes:
Já em 2022 (jan-out) obtiveram os seguintes dados:
Podemos perceber então um crescimento bastante significativo, principalmente nas exportações, dando destaque para as carnes, principalmente de aves, como você poderá ver abaixo:

O primeiro quadro apresenta dados de 2021, enquanto o segundo dados do período entre janeiro e outubro de 2022.
Dessa forma, os dados apresentam aumento significativo da exportação de carnes de aves, sejam elas frescas, refrigeradas ou congeladas.
Além disso, outros setores merecem destaques, como é o caso das carnes bovinas. Você pode conferir mais detalhes no site da Comex Stat.
Dessa forma, com a copa do mundo, as exportações em 2022 deram um salto – segundo a ABPA, onde nos primeiros meses do ano, em receita, o aumento foi de 67% e em volume 40%.
A explicação para os bons números na exportação do frango brasileiro ao Catar é a expectativa do país de receber cerca de 1,7 milhões de visitantes durante a copa do mundo, havendo um aumento na compra de alimentos.