fbpx

Preços dos produtos importados aumentaram 1,4% em Junho de 2021

Os preços dos produtos importados aumentaram 1,4% em Junho de 2021, valor superior em 1,2 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O INE informa que em Junho de 2021, o índice de preços da importação situou-se em 94,6 tendo registado um acréscimo de 1,4% relativamente ao mês anterior. Já os índices subjacentes e o volátil na importação aumentaram 1,6% e 1,0% respectivamente, face ao mês anterior.

Os aumentos dos preços ocorreram nas categorias “Bens Intermédios”(4,1%) explicada essencialmente com a subida dos preços de “produtos transformados para a indústrias varias” (24,8%); “Bens de capital” (1,5%) justificada pela subida de preços de “máquinas” (3,0%); “Combustíveis” (1,5%) devido a subida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (1,5%).

LEIA TAMBÉM:

Por outro lado, as diminuições dos preços ocorreram na categoria de “Bens de Consumo” (-0,1%) devido a descida de preços de “material de transporte” (-5,1%).

Em Termos homólogos, o índice de preço da importação diminuiu 2,7% relativamente ao mês de Junho de 2020 e os índices subjacente e volátil na importação registaram decréscimos de 2,9% e 2,3%, respectivamente.

Índices de Preços da Exportação 

Quanto às exportações, segundo o INE, em Junho de 2021, o índice de preços situou-se em 96,6 correspondendo a um acréscimo de 0,2% face ao mês anterior e o índice subjacente na exportação cresceu 0,3% e o volátil manteve o mesmo valor (93,3) registado no mês anterior.

Ministro do STF suspende alíquota zero para importação de armas
[Publicidade]

Em Termos homólogos, índice de preço das exportações situou-se em -4,3% este ano. Comparativamente ao mês de Junho de 2020, os índices subjacente e volátil na exportação registaram decréscimos de 4,3% e 4,4% respectivamente.

Relativamente aos índices de Termos de Troca, no mês de Junho de 2021, situou-se em 102,1 registando-se uma diminuição de 1,2%, comparativamente ao mês anterior, enquanto em termos homólogos, fixou-se em 1,7%.

 

Fonte: Expresso das Ilhas

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

LEIA TAMBÉM:

Fale com um de nossos consultores

Descubra como possuimos uma solução completa para a Gestão Tributária da sua empresa!

Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.
Descubra como reduzir seus custos na importação de forma 100% segura
Acesse agora nosso e-book e obtenha uma vantagem competitiva em meio aos seus concorrentes.
E-book grátis