Insights

Pesquisar
Close this search box.

Importação chinesa de soja cai 14,2% em novembro e a de milho recua 5,8%

Recuo de 14,2% na importação de soja ante igual mês de 2021, de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Alfândegas da China.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Originalmente publicado em: Importação chinesa de soja cai 14,2% em novembro e a de milho recua 5,8% – ISTOÉ Independente (istoe.com.br)

São Paulo, 19 – As importações chinesas de soja totalizaram 7,35 milhões de toneladas em novembro passado, recuo de 14,2% ante igual mês de 2021, de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Alfândegas da China (Gacc, na sigla em inglês), nesta segunda-feira. No acumulado do ano, o país asiático importou 80,53 milhões de toneladas da oleaginosa.

Dentre os derivados da oleaginosa, a China adquiriu 60 mil toneladas de óleo de soja em novembro deste ano. De janeiro a outubro de 2022, a importação do produto totalizou 280 mil toneladas.

As importações chinesas de milho atingiram 740 mil toneladas em outubro, volume 5,8% inferior ante o registrado em novembro de 2021. No acumulado do ano, o país importou 19,7Cara 5 milhões de toneladas do cereal.

De trigo, os chineses importaram 1,01 milhão de toneladas no mês passado, avanço de 35,4% na comparação anual. No acumulado do ano, as importações do cereal pelo país asiático totalizaram 8,88 milhões de toneladas.

A China importou 180 mil toneladas de algodão no mês passado, avanço de 85% ante igual intervalo de 2021. A importação da fibra natural totalizou 1,77 milhão de toneladas entre janeiro e novembro deste ano.

As compras chinesas de óleo de palma atingiram 700 mil toneladas em outubro, volume 61,6% maior que o importado um ano antes. No acumulado do ano, a importação da commodity atingiu 2,97 milhões de toneladas.

De lácteos, 260 mil toneladas foram importadas pela China em novembro, 15,9% a menos do que em igual período do ano anterior. Entre janeiro e novembro, o país comprou 3,02 milhões de toneladas de produtos lácteos.

As importações chinesas de açúcar somaram 730 mil toneladas em novembro, aumento de 17% ante igual mês do ano anterior. No acumulado do ano, as importações do adoçante alcançaram 4,75 milhões de toneladas.

As compras chinesas de fertilizantes do exterior foram de 680 mil toneladas, queda de 25,7% ante novembro do ano passado. De janeiro a novembro, a China importou 8,26 milhões de toneladas.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Entre em contato conosco

Descubra como possuimos uma solução completa para a Gestão Tributária da sua empresa!

Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.