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Frete Marítimo Deve Subir Nas Próximas Semanas

Entre os motivos do aumento do Frete Marítimo estão as celebrações do Ano Novo Chinês que começa no próximo domingo
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Originalmente publicado em: Frete marítimo deve subir nas próximas semanas – Mirian Gasparin.

Frete Marítimo

A proximidade do Ano Novo Chinês, que tem início em 22 de janeiro, poderá contribuir com a alta no preço do frete marítimo. É o que aponta um levantamento inicial do agente de carga digital Nowports. Apesar do feriado durar sete dias, é comum as paralisações começarem um pouco antes, principalmente no setor do transporte terrestre. Saiba mais sobre o Ano Novo Chinês em: Ano Novo Chinês: Qual o Seu Impacto nas Importações? (xpoents.com.br)

Em razão desse e de outros fatores associados às festividades, parte das fábricas paralisa as atividades por mais tempo, o que impacta linhas de produção em outras partes do mundo, por conta da importação de insumos e matérias-primas do país.

A head de pricing da Nowports Brasil, Bruna Horstmann, explica que o feriado reduzirá drasticamente a movimentação dos navios da China para o Brasil e vice-versa nos próximos dias, o que influência no aumento do frete marítimo.

“Significa quase duas semanas sem navios da China para o Brasil, nosso principal parceiro comercial, responsável por 45% das nossas importações em 2022. Os blank sailings, ou seja, o cancelamento da atracação de um navio na escala de um determinado porto, ocorrerão nos próximos dias, sejam pequenos ou grandes. Consequentemente, o preço do frete deve ter um aumento relevante, afinal a demanda será superior a oferta do espaço”, pontua.

A profissional acredita que pelo menos 50 mil TEUS serão retirados da rota nas próximas semanas em blank sailings e/ou em omissões de portos. O TEU é uma medida internacional para calcular o volume de um contêiner, em média com 20 pés de comprimento, por 8 de largura e 8 de altura.

“Não lembro de uma redução tão drástica de espaço, exceto nos meses iniciais da pandemia, em razão da força de trabalho, afinal, as pessoas estavam confinadas e/ou doentes. Além disso, mesmo quando os fretes atingiram US$ 25 por contêiner, em 2015, isso não ocorreu de forma tão rápida”, acrescenta.

Para evitar o desabastecimento de matérias-primas, o importador precisa se programar com antecedência. “Não só durante o feriado do Ano Novo Chinês, mas durante todo o ano. É preciso criar estratégias, considerar os planos e o orçamento de cada empresa. O agente de carga digital pode auxiliar nesse momento de tomada de decisão, pois oferece soluções para o importador evitar a falta de insumos da China e de outros países”, afirma Bruna Horstmann.

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Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.