fbpx

Governo brasileiro é avisado sobre interrupção da venda de fertilizantes de Belarus

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Fontes graduadas do governo brasileiro foram informadas nesta terça-feira que a venda de fertilizantes de Belarus ao Brasil foi interrompida.

O país fornece 6,1% do produto utilizado pelo agronegócio brasileiro. O principal fornecedor do produto para o Brasil é a Rússia, com mais de 20%.

(CORREÇÃO: ao ser publicado, este texto informou que Belarus era responsável por 20% das importações brasileiras de fertilizantes. O texto foi corrigido às 20h33.)

Segundo o blog apurou, a interrupção se deu pela proibição de escoar o produto pela Lituânia, integrante da União Europeia, que fechou sua fronteira.

Belarus é aliada da Rússia e também tem sido alvo de medidas para conter o governo de Vladimir Putin.

O Ministério da Agricultura informa que as limitações de importação de fertilizantes de Belarus começaram no final de 2021 e incluem restrições por razões humanitárias. O ministério vem buscando diversificar os países fornecedores e deve lançar nos próximos dias o Plano Nacional de Fertilizantes.

Segundo relataram as fontes ao blog, em razão da proibição, o governo teme uma escalada no preço dos fertilizantes no mercado brasileiro, com consequente impacto nos preços dos alimentos.

O blog revelou ainda a preocupação das autoridades brasileiras em relação à produção de fertilizantes em uma fábrica localizada em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, vendida há menos de um mês pela Petrobras a uma empresa russa.

Fonte: G1

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

LEIA TAMBÉM:

Fale com um de nossos consultores

Descubra como possuimos uma solução completa para a Gestão Tributária da sua empresa!

Sobre Cícero Costa
Cícero Costa é advogado tributarista, professor de direito tributário, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, com MBA em negociação e tributação internacional e palestrante. Sua atuação prática em mais de 15 anos de experiência fizeram de Cícero um dos maiores especialistas em precatórios e importação em Alagoas.
Descubra como reduzir seus custos na importação de forma 100% segura
Acesse agora nosso e-book e obtenha uma vantagem competitiva em meio aos seus concorrentes.
E-book grátis